Um ano de realizações

Por Mário Carlos Ferreira

Mário Carlos Ferreira - Responsável técnico pelo Projeto Adote um Aluno da  UNESPNo primeiro aniversário do projeto, sinto-me realizado pela oportunidade e desafio propostos pelo nosso Pró-Reitor de Extensão, Benedito Barraviera. Neste período, estabeleci inúmeros contatos junto a iniciativa privada, a fim de viabilizar recursos para alunos carentes, um trabalho que acabou acarretando em novas parcerias comercias e acadêmicas.

Este primeiro ano de sucesso do projeto, entretanto, nos deixou algumas lições importantes. Ficou evidente que as iniciativas que buscam o caminho da transformação social, através de ações comunitárias, devolvem à sociedade os benefícios sob a forma de serviços. Com este projeto, os alunos carentes, especialmente aqueles egressos de escolas da rede pública - que conseguem vencer as barreiras de um vestibular tão concorrido, têm o prazer, o sonho e o privilégio de estudar e usufruir de uma universidade pública, para alcançarem a cidadania plena.

Em certos momentos, o projeto ultrapassa barreiras, pois estamos indo além, fechando convênios com empresas que têm a visão voltada para o futuro. A Unesp, pela sua abrangência , é uma das principais responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e conhecimento e, com a aplicação adequada destes novos recursos, pode melhorar e avançar na educação superior em nosso País.

Quando estabelecemos as parcerias, abrimos mais espaço para os nossos alunos vislumbrarem o mercado, sua empregabilidade e seu papel na sociedade, trazendo para a universidade exemplos práticos e bem atualizados.

Com os bons resultados do projeto, estamos aprimorando o modelo de visitas, mostrando a magnitude da Unesp, seus pontos fortes em pesquisa e extensão, seus vários cursos concorridos e seu papel no Estado, informações desconhecidas por parte das empresas visitadas.

Agradeço intensamente à Fundunesp pelo brilhante serviço que vem prestando na administração dos recursos e no gerenciamento do pagamento das bolsas aos alunos.

Minhas considerações plausíveis aos administradores das áreas de Licitação e de Materiais, e aos diretores administrativos de toda a Unesp, que indicaram as empresas para visitas.

Mário Carlos Ferreira é o responsável técnico pelo “Adote um Aluno da Unesp” .


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas