FFC-Marília promove festa de
confraternização com atendimento a idosos

Por Luciana Sbrana

Realizou-se recentemente, no Lar São Vicente de Paula de Marília, uma festa de confraternização que visava dois propósitos. O primeiro era a conclusão de mais um ano de trabalho do projeto de extensão "Atuação fonoaudiológica junto a idosos institucionalizados", com coordenação da professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (FFC), campus Marília, Célia Maria Giacheti. E, o segundo propósito era a festa de Natal e fim de ano.

O projeto acima citado já é desenvolvido há dez anos, tendo em seu início a participação de apenas dois docentes. Hoje, conta com seis docentes e 15 alunos, ambos voluntários do curso de Fonoaudiologia (a ligação do curso de Fonoaudiologia com este projeto se faz sobretudo pelo curso ser voltado para a área da comunicação e seus distúrbios).

Este projeto é caracterizado pela atuação fonoaudiológica junto a 78 idosos institucionalizados, em média, que apresentam distúrbios de comunicação em decorrência do processo de envelhecimento ou de doenças neurológicas perceptível nas perdas de habilidades da fala e da memória. Faz-se necessário, então, investimentos no âmbito da educação e da saúde para que os idosos mantenham a escrita e a leitura numa maior proximidade da habitual.

Esse resgate do habitual é praticado através de três oficinas desenvolvidas pelos integrantes do projeto, nas quartas-feiras, no Lar São Vicente de Paula. São elas: habilidade comunicativa masculina; habilidade comunicativa feminina e; leitura e escrita.

Além da questão educacional, o projeto também visa a saúde dos idosos. Assim, foi criado, em agosto de 2001, localizado dentro do Lar, o Espaço de Atendimento Fonoaudiológico, onde é realizada toda uma bateria de exames, que, a partir dos resultados, receitua determinado medicamento ou não, e se monta um prontuário do paciente que terá então, todo um acompanhamento médico. Nesse espaço de atendimento, o espaço foi doado pelo Lar, o aparelho audiometro empréstimo da UNESP e os materiais utilizados conseguidos através de doações. Na festa os alimentos, as frutas, os refrigerantes, também foram obtidos através de doações das empresas e supermercados da cidade de Marília.

Pode ser claramente notado na confraternização, a felicidade e o compartilhar de sentimentos recíprocos de conhecimento e reconhecimento de todos, por todos. A seguir alguns depoimentos sobre a opinião do trabalho e da festa.

Depoimentos

Gláucia Santana Trindade - 1º Fonoaudiologia. A seis meses participa do Projeto lendo cartas enviadas pela sociedade civil e pelas escolas do município, as respondendo junto com os idosos. "O envolvimento dos idosos com a vida externa deixam todos mais felizes, e sentindo-se afetuosos."

Sr. Antônio, 76 anos e declamador de poemas. "Fico muito contente com a presença das meninas alegres que nos visitam, e contente também, de todos estarem aqui hoje, comemorando com a gente".

Irmã Gertrudes, uma das irmãs do Sagrado Coração que administra o Lar São Vicente de Paula à oito anos. "Sou uma defensora do Projeto junto a este Lar. Os idosos gostam muito de todas as atividades desenvolvidas por estas pessoas alegres e atenciosas. Além dos atendimentos clínicos na área de fonoaudiologia para os idosos, que se não fossem eles, poderíamos não ter tanta atenção e alegria aqui".

OBS - No mês de dezembro, janeiro e fevereiro, o trabalho regular das oficinas não são realizados, por motivo de férias das alunas, contudo alunas residentes na cidade de Marília visitam e realizam atividades com os idosos do Lar.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas