Informática educativa: um projeto de extensão em Rio Claro

Por Brenda Guimarães Marques

Informática EducativaO projeto de extensão "Informática Educativa" é uma atividade desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), do Departamento da Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), campus de Rio Claro. Coordenam este projeto a Profa. Dra. Miriam Godoy Penteado e o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba.

"Com este projeto, pretendemos dar continuidade às atividades que buscam estimular e dar suporte à incorporação de recursos informáticos no cotidiano da comunidade educacional, representada por professores, pais, futuros professores e outros pesquisadores. Para tanto estaremos promovendo cursos de extensão universitária para professores das redes pública estadual e municipal e ampliando o trabalho com os participantes da Rede Interlink", afirma Miriam.

A Rede Interlink é constituída por professores, pesquisadores e futuros professores de matemática, que se encontram semanalmente nas escolas-sede dos professores participantes, durante o HTPC, para discutir e viabilizar a implementação do uso de tecnologias da informação e da comunicação na sala de aula. "Os participantes também realizam encontros virtuais no site www.rc.unesp.br/igce/matematica/interlk, e isto possibilita a troca de experiências", comenta Miriam.

No projeto Informática Educativa, está incluso também a realização de cursos a distância. Desta formaInformática Educativa, espera-se que a interação entre os participantes ocorra via Chat, em tempo real, via lista eletrônica de discussão e e-mails, ampliando a comunidade virtual dos cursos realizados em 2000 e 2001. Tal comunidade constitui-se de professores e pesquisadores de âmbito nacional e internacional.

Este projeto conta com a participação de bolsistas que estão envolvidos não só com as atividadesapresentadas, mas também com a preparação do material correspondente aos cursos e com auxílio suporte durante as aulas.

Segundo o professor Carvalho Borba, estão envolvidos neste projeto 40 professores do ensino fundamental e médio; 1,5 mil alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, dez professores da Unesp de Rio Claro, cem alunos (futuros professores) da também da Unesp de Rio Claro, cem representantes da comunidade em geral (grupo de pais, trabalhadores, etc.) e 25 membros da comunidade de Educação Matemática do Brasil e exterior.

Informática Educativa"Espera-se projeto aproximar membros da comunidade com a Informática e, em especial, as pessoas envolvidas com o processo educacional. A título de exemplo, objetiva-se familiarizar as pessoas com o Windows 95/98/2000, aplicativos básicos, existentes no Laboratório de Informática na Educação Matemática do IGCE, bem como com os recursos de Internet, para que elas tenham condições mínimas para inserção em programas de educação à distância", diz Carvalho Borba.

"Em segunda instância, esperamos dar suporte técnico e informacional para que os professores utilizem os recursos da comunicação eletrônica na sua prática profissional, para a troca de experiências e na busca de informações sobre sua prática educacional estimulando assim mudanças na sala de aula", complementa.

Coordenação do projeto

Profa. Dra. Miriam Godoy Penteado
Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
Tel. (11) 534-0123.


Leia também:


Home
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas