FMVZ-Botucatu e prefeitura vacinam
mais de 20 mil animais contra raiva

Docentes da faculdade recebem homenagem da Câmara Municipal pelo sucesso da iniciativa
Por Maria Regina Catai de Godoy

Vacinação anti-rábica em BotucatuA Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ), campus de Botucatu, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde do Município e com a colaboração do Tiro de Guerra, promoveram, recentemente, a 34ª Campanha de Vacinação Anual contra a Raiva em cães e gatos de toda a região. Neste ano, foram vacinados mais de 20 mil animais, sendo 17,6 mil cães e 2,1 mil gatos, o que correspondeu a um aumento de 4% de animais vacinados em relação ao ano passado.

Segundo o prof. dr. José Rafael Modolo, docente da FMVZ responsável pela campanha, a quantidade de animais vacinados contribuirá para interromper a circulação do vírus causador da raiva pelos cães e gatos da cidade, garantindo como conseqüência a proteção à população do município. "A profilaxia mais eficiente aos seres humanos, neste caso, é a vacinação anti-rábica nos animais, onde somente o cão foi o responsável por 82% dos 126 óbitos humanos por raiva ocorridos no Brasil nos últimos anos (sendo 21 mortes só em 2001). Mas essa cobertura vacinal não substitui a necessidade de uma pessoa procurar um Centro de Saúde, quando for agredida por um cão ou por um outro animal", alerta Modolo.

"É importante registrar, mais uma vez, a conscientização que os proprietários desses animais tiveram quando os vacinaram. Foram esforços de todos que se somaram em benefício da saúde de todos nós", afirma o docente.

Vacinação anti-rábica em BotucatuA 34ª edição da campanha foi realizada com 45 postos de vacinação distribuídos pela cidade e mais 13 postos instalados na região rural. O município de Botucatu foi o primeiro do Estado de São Paulo a instituir uma campanha de vacinação em massa, com o objetivo de proteger a população humana contra a raiva transmitida pelos cães.

Neste ano, a Câmara Municipal de Botucatu, considerando os 34 anos de sucesso das campanhas de vacinação anti-rábica, entregou, no dia 23 de setembro de 2002, a "Moção de Congratulações" para a FMVZ, na pessoa do diretor e vice, respectivamente profs. drs. Luis Carlos Vulcano e Edson Ramos de Siqueira, bem como à Disciplina de Planejamento de Saúde Animal e Veterinária Preventiva da faculdade, na pessoa do prof. dr. José Rafael Modolo.

"Este homenagem é extensiva a todos os docentes, funcionários e alunos, pelo sucesso na realização da 34ª Campanha de Vacinação anti-rábica em Botucatu, protegendo a população da raiva transmitida por cães e gatos , além de conscientizar a mesma em relação aos devidos cuidados para com os animais de estimação", comenta Modolo.

O início deste trabalho deve ser creditado aos médicos veterinários docentes da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, que idealizaram e implementaram a campanha de vacinação. São eles: Professores Walter Maurício Correa, Arnold Frederico Gottschalk, Célia Maurício Correa, bem como os demais funcionários que auxiliaram neste trabalho.

Vacinação anti-rábica em BotucatuModolo lembra ainda que, durante os três primeiros anos de campanha, a Prefeitura Municipal não concordou com essa atividade. "O primeiro entusiasta foi o saudoso senhor Plínio Paganini, já falecido, quando lançou o primeiro posto de vacinação defronte à Rádio PRF-8, emissora dirigida por Paganini. Nessa mesma época, a vacina era paga pelos proprietários dos cães, pois não havia qualquer financiamento e apoio oficial", explica.

Pouco tempo depois, houve a parceria com a Prefeitura Municipal e ao longo dos anos a campanha vem sendo constantemente aperfeiçoada, sendo uma marca registrada de serviço de extensão e de ensino, do curso de Medicina Veterinária da Unesp - FMVZ de Botucatu.

"Tal iniciativa, há anos, ultrapassa o mínimo técnico exigido de cães vacinados, devido à conscientização e politização em saúde da população em geral, que também contribui para que Botucatu não tenha qualquer caso de raiva oriundo desse animal registrado há pelo menos 20 anos", finaliza Modolo.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas