Pedagogia Cidadã inicia atividades no campus de Araçatuba

Por Fernando Fortes Picoli

Aula de pedagogiaA Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araçatuba, dando sua contribuição para o Projeto Pedagogia Cidadã, está oferecendo 200 vagas, já preenchidas de acordo com processo seletivo realizado no início do mês de setembro. O curso visa oferecer melhor capacitação aos professores da rede pública municipal das cidades de Araçatuba e Birigui, e ao mesmo tempo concretizar um dispositivo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que torna obrigatório, a partir de 2006, que todos os professores tenham curso superior em Pedagogia. O curso, que terá duração de 3,2 mil horas divididas em dois anos e meio, será desenvolvido em parceria com a prefeitura municipal de Araçatuba.

A aula inaugural do projeto ocorreu no final de outubro, no anfiteatro da FO e contou com a presença de autoridades municipais, do Vice-Diretor da Unidade de Araçatuba e um dos Coordenadores do Curso de Pedagogia Cidadã, Prof. Dr. Paulo Roberto Botacin, das professoras que ministrarão o curso, Profa. Anita Yoko Minatogawa e Profa. Maria Luiza Matte, além da maioria dos

Do total de 200 alunos, 103 participarão das aulas no campus da FO, no período noturno, enquanto os demais o farão em uma escola pública da cidade de Birigui, evitando assim a necessidade do deslocamento.

Para a Secretária de Educação e Cultura de Araçatuba, Cleuza Castilho Peres, as perspectivas que norteiam o programa de Pedagogia Cidadã são a formação que possibilite a construção e desenvolvimento do saber, para que o professor atinja a excelência na sala de aula. "Além disso, contribui para uma articulação entre a formação inicial e formação continuada. O curso de licenciatura para formação de professores de educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais, será desenvolvido pelas unidades da Unesp", afirma.

"Não será apenas uma capacitação mas sim um curso de graduação aos professores, dentro do qual estaremos trabalhando muitas questões, por exemplo a inclusão de alunos especiais, como os com deficiência mental e física, nas salas de aula, capacitando os professores a diagnosticarem eventuais problemas de saúde que possam atrapalhar o bom desempenho desses alunos e a violência doméstica entre outros temas. Enfim, um projeto realmente cidadão, pioneiro na região, mas que com certeza veio para ficar", salientou o Vice-Diretor da Unidade de Araçatuba e um dos Coordenadores do Curso de Pedagogia Cidadã, Prof. Dr. Paulo Roberto Botacin.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas