FCT-Presidente Prudente incentiva o esporte amador

Por Haroldo Marques
O aluno ciclista Eduardo Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, participou de grandes competições nos últimos meses. Entre elas, foram o 2º Campeonato Brasileiro Universitário de Ciclismo em Curitiba (PR), no mês de outubro, a 5º Volta Ciclistica Internacional do Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo (SP), em setembro, e o Campeonato Paulista de Montanhas em São Roque - S.P., em novembro.

Eduardo, que tem o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex) para participar das competições, conseguiu também o apoio técnico da Fisoterapeuta Ana Paula Cochar.

No campeonato de Curitiba, houve uma grande repercussão da prova, quando a Rede Globo Local de Presidente Prudente fez uma matéria, com duração de três minutos, com o atleta. Os jornais locais O Imparcial e Oeste Noticias também marcaram presentes.

O Campeonato Brasileiro Universitário de Curitiba foi realizado em nove provas, sendo que o aluno unespiano disputou quatro delas, que foram prova dos 1000 metros, perseguição individual com 4.000m, scratch, 15.000m e, por último, a prova de resistência com 60 quilômetros de percurso. As três primeiras provas foram realizadas no Velódromo Olímpico de Curitiba e a última, em estradas da Região.

Eduardo teve o quinto lugar como classificação geral em Curitiba, e ainda ficou uma "porta aberta" para o Pan-americano Universitário de 2003. Segundo ele, acontecerá uma seletiva na qual poderá até participar do Pan-americano e para isto precisará de apoio e da continuidade do projeto da Proex em 2003.

Na 5º Volta Internacional ele completou a prova entre os 25 melhores classificados e no Campeonato Paulista de Montanha chegou em 11º lugar. Esta ultima prova consistiu na subida de três mil metros em uma serra na região de São Roque (SP).

"A prova das montanhas é muito difícil. Chegar em 11º lugar expressa um resultado positivo, pois existem 120 atletas filiados à classe pró - elite, na qual nem todos conseguem completar a prova devido as dificuldades da subida", afirma Santos.

"Acho que o principal foi que, ao longo deste ano, com o apoio da Proex, consegui completar 8 provas, e o nível de dificuldade delas foram aumentando, mas mesmo assim os meus resultados foram melhorando ao longo do ano, principalmente após o mês de setembro, quando comecei a receber o apoio da Fisioterapeuta Ana Paula. Apesar de encontrar dificuldades em conciliar treinamento e estudos, visto que meu curso Engenharia Cartográfica é integral, acho tudo isto muito bom porque saímos um pouco da rotina e ficamos renovados para dar continuidade as tarefas acadêmicas", conclui o aluno.

O Vice-Diretor da FCT, João Fernando Custódio da Silva, e o aluno Eduardo Santos pretendem fazer um estudo e montar um projeto a ser enviado para a Proex, com o intuito de que esse auxílio que o atleta recebeu venha a se tornar uma bolsa incentivo para outros alunos atletas.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas