Congresso debate papel social
da Unesp e sua Extensão Universitária

Mais de 380 trabalhos foram apresentados no evento
Por Thiago Nassa

Congresso de Extensão UniversitáriaDiscutir os projetos de extensão e seus impactos sociais na sociedade. É com este objetivo que a Pró-Reitoria de Extensão Universitária promoveu o 2º Congresso de Extensão Universitária da Unesp, realizado no período de 7 a 10 de novembro, no Obeid Plaza Hotel, na cidade de Bauru (SP). O tema central foi "A Inserção Social da Unesp por Intermédio da Extensão Universitária". O evento reuniu os principais projetos e programas de extensão desenvolvidos na Unesp e teve a participação de mais de 800 pessoas, entre docentes, pesquisadores, alunos, servidores técnico-administrativos e profissionais em geral.

Os mais de 380 trabalhos inscritos no congresso, que compreendem todas as áreas do conhecimento estão disponíveis na página da PROEX na Internet. Durante o evento, os projetos ficaram expostos nos três dias de encontro em forma de pôsteres e apresentaram um caráter auto-explicativo. Além disso, alguns desses trabalhos foram selecionados inclusive para apresentação oral.

Congresso de Extensão UniversitáriaOs participantes puderam conhecer de perto projetos como o UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), a Campanha de Prevenção de Câncer Bucal, o Programa Adote um Aluno, o Projeto Trilha de Educação Ambiental nas Escolas, o Programa de Aleitamento Materno, o Projeto Viver Bem - contra o uso abusivo de álcool e drogas, e muitos outros.

Além disso, o evento, por meio de mesas redondas, trouxe à tona discussões sobre a importância da extensão como atividade-fim da Unesp, os caminhos para a viabilidade financeira para o desenvolvimento de extensão universitária, o papel da extensão como alavanca do ensino e da pesquisa, e a extensão como fonte geradora de novos recursos para a universidade. Para tanto, o congresso contou com a participação de especialistas no assuntos de dentro e fora da universidade, que foram convidados para ministrar palestras e debater temas relacionados à extensão.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, a extensão se configura como uma das atividades mais complexas de uma universidade, já que é o elo de ligação entre a sociedade e a instituição. "Basicamente, as atividades extensionistas são iniciativas que promovem o levantamento e a solução dos problemas das comunidades locais e regionais", diz Barraviera. "Portanto, o 2º Congresso de Extensão Universitária da Unesp foi uma grande oportunidade para que os agentes universitários debatam e reflitam sobre o real papel que a universidade exerce na sociedade", complementa.

Barraviera acrescenta que as atividades de extensão são imprescindíveis para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa dentro das universidades. "As atividades extensionistas fornecem subsídios para os gestores acadêmicos elaborarem políticas de aprimoramento do ensino e da pesquisa, já que funcionam como uma ferramenta de identificação das demandas sociais. Estes são os motivos pelos quais estamos promovendo o congresso de extensão da Unesp", finaliza.

Para o Vice-Reitor da Unesp, Paulo Cezar Razuk, os trabalhos apresentados no congresso refletem a importância que a universidade tem na sociedade. "A gama de projetos e programas apresentados no evento mostra a total participação da Unesp em atividades de impacto social e, com isso, revela uma de suas missões primordiais : devolver à sociedade, em forma de serviços e assistencialismo, os benefícios por ela obtido", afirma Razuk.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas