Professor da FCA-Botucatu desenvolve projeto ambiental na Guiana

Por João Paulo do Nascimento

Vista da FCA-BotucatuO Prof. Dr. Francisco Luiz Araújo Câmara, ligado à Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), campus de Botucatu, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério das Relações exteriores do Brasil, esteve, entre os dias 29 de julho e 14 de agosto de 2002, em Georgetown, na Guiana, com o objetivo de elaborar um programa de controle ecológico das chamadas Acoushi ants (formigas cortadeiras), na denominada Hinterland, macro-região do país.

Este projeto, cuja origem esta embasada na demanda do Ministério da Pesca, Agricultura e Pecuária da Guiana, iniciou-se em janeiro de 2002, com uma visita de uma semana que o professor Câmara fez à Guiana, ocasião na qual houve um levantamento dos danos causados pelas formigas cortadeiras em Hiterland.

O próximo passo foi a proposta da realização de uma série de atividades, entre elas uma visita de duas semanas (entre 29 de julho a 14 de setembro) com o intuito de coletar, identificar e processar amostras de formigas, a fim de elaborar produtos homeopáticos para controle das formigas. Além disso, o projeto englobou a realização de um curso de capacitação em Agro-ecologia, com ênfase no controle de formigas, para os técnicos de extensão do Ministério de Agricultura e para Pesquisadores NARI- National Agriculture Research Institute, da Guiana.

"O projeto atendeu plenamente aos seus objetivos, em especial a um desejo pessoal do Ministro da Agricultura da Guiana, que solicitou que se concretizasse um controle ecológico das formigas, mas não a sua erradicação, já que, como quaisquer mecanismos de interação com as lavouras, elas também desempenham uma função de nos alertar sobre qualquer desequilíbrio ambiental", explica Câmara.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas