Professores da FCT-Presidente Prudente
recebem instruções sobre Ensino a Distância

Por Haroldo Marques

Prof. Dr. Benedito Barraviera - Pró-Reitor de Extensão UniversitáriaNo mês de setembro, a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, recebeu a visita do Pró-Reitor de Extensão Universitária (Proex), Benedito Barravieira, e também dos especialistas em Tecnologia da Informação Marcelo dos Santos Moreira e Rui Seabra Júnior.

O objetivo da visita foi a exposição dos trabalhos que a Proex está desenvolvendo e a capacitação de professores aos cursos de Ensino a Distância. Os cursos de capacitação de professores se iniciaram dia 5 de junho, com o lançamento na própria Reitoria, sendo a Unesp pioneira neste tipo de curso no Brasil.

Durante a visita, os professores receberam instruções de como desenvolver seus curso on-line, sobre a disponibilização de materiais na Internet, aplicação de avaliações, fornecimento de certificados entre outros. Segundo o especialista Marcelo dos Santos Moreira, o curso de capacitação é dividido em módulos e tem uma carga horária de 80 horas, contendo três aulas presenciais (15 horas) e 13 módulos semanais a distância (5 horas cada, totalizando 65 horas).

Na ocasião, Barravieira ministrou uma palestra aos professores e funcionários, na qual relatou diversos trabalhos que a Proex vem desenvolvendo, entre eles o Portal Unesp-Proex, o EAD (Educação a Distancia) e a inserção da Unesp no Portal Universia.

Segundo Barravieira, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura está interessado em oferecer cursos a distância para capacitação de técnicos funcionários, caso os professores queiram participar basta preencher o formulário que se encontra na página da Unesp.

"O Portal da Unesp conta ainda com um banco de dados que irá interligar todas as unidades e departamentos, projeto Universidade saudável , na qual reúne desde campanhas contra o câncer, consumo de bebidas alcoólicas até vacinação de alunos e docentes em cada unidade da Unesp.Gostaríamos que os professores se integrassem cada vez mais aos cursos a distancia, que foram criados pelos próprios professores da Unesp, este projeto é legal por lei e o professor poderá até ser remunerado com a aprovação da reitoria", disse Barraviera.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas