Colégio Técnico da FCAV-Jaboticabal
abre inscrições para vestibulinho

Por Erlon Rigobelo

Colégio Técnico Agrícola da FCAV-Jaboticabal

O Colégio Técnico Agrícola "José Bonifácio", ligado a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp (FCAV), campus de Jaboticabal, está com as inscrições abertas para o seu "vestibulinho" entre os dias 2 de setembro a 25 de outubro deste ano.

Um dos pioneiros em todo o País na área da Educação Agropecuária, com mais de cinco mil técnicos em agropecuária formados aptos para desenvolverem suas atividades, o colégio técnico agrícola mantém um curso de formação profissional, com habilitação de Técnico em Agropecuária e de Ensino Médio, com duração de três anos, em tempo integral, sendo, diariamente, ministradas aulas teóricas em um período e práticas de projetos em forma de estágio, em outro, realizados nos vários setores da própria Escola.

O curso é constituído de disciplinas do Ensino Médio e do Ensino Profissionalizante, de acordo com a legislação vigente em conformidade com a Lei Federal 9394/96. O Ensino Médio é formado, entre outras, pelas disciplinas Língua Portuguesa e Literatura, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Matemática, Educação Artística e Educação Física.

O Ensino Profissionalizante é formado, principalmente, pelas disciplinas Desenho Técnico, Agricultura/Olericultura, Zootecnia Geral, Criações de Animais de Pequeno Porte, Criações de Animais de Médio Porte, Criações de Animais de Grande Porte, Processamento de Produtos Agropecuária, Topografia I, Topografia II, Irrigação e Drenagem I, Irrigação e Drenagem II, Construções e Instalações Rurais, Culturas Anuais, Culturas Perenes, Tratamento Fitossanitário, Mecânica Agrícola, Mecanização Agrícola, Enfermagem Veterinária, Planejamento de Projetos Agropecuário, Introdução à Informática, Redação e Produção de Textos Técnicos, Noções de Estatística, Informática Aplicada à Agropecuária, Administração e Economia Rural, Industrialização Agropecuária, Prática de Laboratório de Biologia.

Com o objetivo de aprimorar a formação técnica, os alunos permanecem em regime de internato no sistema escola-fazenda e realizam, obrigatoriamente, o mínimo de 320 horas de estágio supervisionado, na escola ou fora dela, em empresas agropecuárias, mantendo-se assim o contato escola-empresa e a oportunidade de vivenciarem a realidade dos projetos agropecuários e de criarem a possibilidade de futuros empregos.

No campus de Jaboticabal, os alunos do colégio técnico mantêm contato diário com os universitários, estreitando os laços de formação técnica e de convivência fraterna, sendo comum os alunos participarem juntos de cursos, palestras e outros eventos. Em relação ao trabalho diário dos docentes do Colégio, os mesmos têm livre acesso aos departamentos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária e isso tem possibilitado aos alunos uma integração a inúmeros projetos de pesquisas, fato que contribui com a sua formação técnica.

Além das preocupações em formar adequadamente o técnico em Agropecuária, o colégio não se descuida do preparo integral do cidadão e, para isso, conta com o apoio do Serviço de Orientação Educacional (SOE), dos docentes, dos profissionais da área que, freqüentemente, são convidados para proferir palestras aos alunos.

As práticas esportivas são desenvolvidas em um setor de esportes comum aos universitários e conta com um Ginásio de Esportes coberto com quadra polivalente, campos de futebol, piscina, quadras de tênis, quadras de voley, basquete e futebol de salão.

O Colégio Técnico Agrícola mantém a Banda Marcial "Armando Marchesan", com a participação, em média de 80 alunos, que têm se apresentado brilhantemente pela região, enaltecendo o nome da Escola.

Mais informações - www.cta.unesp.br .


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas