FC-Bauru
implanta programa de capacitação de docentes
|
||||||
|
||||||
|
||||||
A Faculdade de Ciências da Unesp (FC), campus de Bauru, recebeu, por meio de curso, a primeira atividade do Programa Intel Educação para o futuro na Unesp de Bauru. O programa faz parte das ações da Intel no apoio à Educação, possui caráter pedagógico e é desenvolvido por professores para professores. O programa de capacitação existe no Brasil desde 2001 e, além de ter sido aprovado pelo MEC, é adotado pelos sistemas estaduais de educação de várias regiões, como Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Em Bauru, vai acontecer a primeira implantação do programa em cursos superiores do Brasil, servindo para a capacitação de professores em formação. Para adotar o programa Intel Educação para o Futuro, a FC recebeu a doação de um laboratório de informática com 21 micros, mais a realização de um workshop. Em contrapartida, caberá à unidade desenvolver atividades de ensino com os equipamentos doados. O programa foi lançado em junho do ano passado em âmbito mundial e visa eliminar as barreiras que os professores enfrentam em utilizar a tecnologia da computação de forma eficaz, potencializando a aprendizagem de seus alunos.O programa conta com o suporte da Microsoft Corporation e, no Brasil, vai atender, pelo menos, 18 mil professores até o final deste ano. A Unesp de Bauru foi a primeira unidade brasileira a receber a doação e a implantar o programa. "A capacitação é conduzida de forma a orientar os docentes em como, quando e onde incorporar ferramentas e recursos de tecnologia aos seus planos de aulas", salienta a professora Maria José Morgado, do Departamento de Matemática da FC. O currículo do curso compreende 10 módulos de quatro horas e permite que os professores desenvolvam um completo conjunto de planos de aula divididos por temas, que estimulam os estudantes a utilizarem tecnologia para a realização de pesquisas, compilação de informações e comunicação com outros discentes e professores. |
||||||
|
||||||
Leia também: |
||||||
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|