Unesp inicia programa para capacitar mais de 400 funcionários

Por Thiago Nassa

Prof. Dr. Paulo Cezar Razuk - Vice-Reitor da UNESP A Unesp através da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e do Gabinete da Vice-Reitoria, dá início ao Programa de Formação Permanente de Funcionários, com a realização do 1º Curso de Capacitação de Educadores, que tem como objetivo preparar os profissionais envolvidos com o projeto. O curso teve duração de dois dias e aconteceu na cidade de Bauru, no Centro de Treinamento e Vivência do Município, nos dias 10 e 11 de outubro.

Neste dia de treinamento, os 56 educadores da Unesp receberam as orientações necessárias para organizar e preparar todo o conteúdo do programa de formação de funcionários. O objetivo deste encontro foi o de debater a grade curricular e o projeto pedagógico oferecidos aos mais de 400 servidores inscritos, espalhados pelas 25 unidades universitárias da universidade.

Os 56 educadores ligados ao programa são constituídos pelos próprios alunos da universidade, que vão receber bolsa de projeto de extensão para realizarem suas atividades. Os participantes serão divididos em duas turmas, sendo uma referente da 1ª a 4ª séries e a outra que corresponde da 5ª a 8ª séries. A carga horária é de quatro anos, com aulas ministradas três vezes por semana, duas horas por dia. As aulas têm inicio já no próximo dia 21 deste mês.

Das 25 unidades existentes na Unesp, 18 delas receberão todos os funcionários inscritos, sendo que toda a comunidade será atendida pelo programa, pois haverá um agrupamento das salas. Ou seja, os funcionários destas sete unidades restantes estarão participando das aulas nas localidades mais próximas.

Turma de novos educadores da UNESPSegundo a profa. dra. Fátima Rotta Furnaletti, coordenadora do programa e docente do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, o projeto nasceu a fim de suprir a necessidade de aperfeiçoamento e reciclagem dos funcionários, para que eles possam atualizar-se continuamente para o desempenho de suas funções específicas nos setores e/ou departamentos que estão vinculados. "A Unesp possui uma demanda de cerca de 900 funcionários. Neste primeiro momento, vamos atender um pouco mais da metade deste contingente. A idéia é ampliar o programa para os próximos anos, com o intuito de oferecer condições para que os funcionários vislumbrem um crescimento profissional e, com isso, galgar espaços dentro da universidade", afirma a docente.

O PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos da Unesp), mantido pela universidade há quase dois anos, é um aliado dos coordenadores do Programa de Formação Permanente de Funcionários, já que possuem conceitos e princípios similares.

Os objetivos visam a inclusão no processo social de letramento, de pessoas que se encontram excluídas ou que o interromperam por diversas razões, como os funcionários que ainda não completaram a escolarização básica (Ensino Fundamental: primeira a oitava série). "A proposta é utilizar o know-how do PEJA para desenvolver um programa de formação profissional consistente e moderno", ressalta Fárima Furnaletti.

"O Programa de Formação Permanente de Funcionários da Unesp pretende garantir aperfeiçoamento de seus recursos humanos, por meio de cursos de capacitação, atualização e aprimoramento específicos, com vistas à melhoria dos serviços prestados nos campi, e ao desenvolvimento dos encarregados de realizá-los no dia-a-dia de nossas Unidades Universitárias", afirma o Vice-Reitor da Unesp, Paulo Cezar Razuk.

De acordo com Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária da Unesp, o programa é algo que se superpõe ao necessário, já que propicia um melhor desenvolvimento aos profissionais unespianos. "O capital humano é, sem dúvida nenhuma, a maior riqueza de nossa universidade. Portanto, quanto mais capacitados forem nossos funcionários, melhores serão os serviços e as atividades desenvolvidas na Unesp", complementa Barraviera.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas