Comunidade acadêmica recebe 2 mil vacinas em Rio Preto

Por Thiago Nassa

Vacinação em São José do Rio Preto

A última semana de setembro foi um período atípico em todo o câmpus da Unesp de São José do Rio Preto. Entre os dias 24 e 26 de setembro, alunos, professores e servidores técnico-administrativos foram vacinados contra hepatite B, tétano, influenza (gripe), sarampo, rubéola e caxumba. Trata-se do programa "Universidade Saudável", iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, que prevê uma série de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida de toda comunidade interna da instituição.

Nestes três dias de campanha em Rio Preto, foram aplicadas mais de duas mil doses de vacinas em todo o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp (Ibilce). O "Universidade Saudável" é fruto de uma parceria entre a Proex, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), e o Departamento de Saúde Pública, também ligado à FMB.

Esta equipe multidisciplinar foi convidada para desenvolver as campanhas de vacinação nas 25 unidades universitárias, completando, até o final de 2003, um total de cerca de 50 mil doses, o que corresponde à totalidade do contingente unespiano. As vacinas são produzidas pela multinacional Aventis Pasteur, na fábrica de Lion, na França, assegurando segurança e qualidade do produto.

"O propósito desta iniciativa é garantir qualidade de vida em todo a comunidade interna, fazendo uso da própria estrutura e know-how da Unesp", afirma Edna Carvalho, responsável pela equipe de Enfermagem. "Além de ser um programa financeiramente viável, esta mega-campanha é mais um estímulo ao desenvolvimento e aprimoramento da extensão universitária na Unesp", complementa.

"Já tivemos uma experiência bem-sucedida no campus de São Vicente, onde se iniciou a campanha com mais de 200 pessoas vacinadas. Naquela ocasião, a comunidade interna se mostrou muito confiante com o projeto e, conseqüentemente, com a universidade", comenta Ilda de Godoy, professora do Departamento de Enfermagem e ligada ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica da FMB. "A idéia é proteger as pessoas das doenças preveníveis e, com isso, ter um ganho significativo na produtividade e aproveitamento das pessoas em suas atividades acadêmicas", completa.

O projeto "Universidade Saudável" foi lançado recentemente pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), em parceria com a Faculdade de Medicina, com o Gabinete do Reitor e com a Secretaria de Saúde, e vai percorrer as 25 unidades da Unesp. "O projeto, na verdade, é um mutirão de saúde, que inclui atividades de prevenção de doenças infecciosas, do câncer de pele, do câncer bucal, de combate ao uso de álcool e drogas e de preservação do meio ambiente", explica Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária. "Investir em qualidade de vida é também uma preocupação da nova gestão, pois, fazendo isto, estamos garantindo a saúde de alunos, professores e servidores", conclui.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas