Projeto da Proex prevê ampliação dos
cursinhos pré-vestibular da Unesp

Por Thiago Nassa

Reunião com coordenadores dos cursinhos da UNESP

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex), juntamente com o professor Miguel Jafelicci Junior, coordenador do Cuca - cursinho pré-vestibular do campus da Unesp de Araraquara, reuniu os 18 coordenadores dos cursinhos para alunos carentes mantidos pela universidade, a fim de discutir a proposta de ampliação e melhoria destes órgãos. O encontro foi realizado no dia 11 de setembro, na Reitoria da Unesp, em São Paulo.

A proposta da Proex prevê uma ampliação generalizada de toda rede estrutural dos 18 cursinhos existentes nas 16 cidades onde a Unesp está instalada, com o oferecimento de 10 mil vagas para alunos, 2,2 mil bolsas para professores e inclusão de dois gestores para cada 100 estudantes.

Nesta ampliação, estão inclusos investimentos em infra-estrutura, com a aquisição de computadores, impressoras, scanners, televisores, projetores e equipamentos em geral, além de captação de recursos para o oferecimento de bolsas de extensão, para a compra de apostilas e para o pagamento de serviços de terceiros, tais como o deslocamento de professores, orientação vocacional e pedagógica, assistência social, funcionários, divulgação na mídia e inscrição no vestibular.

Para tanto, estima-se um investimento da ordem de R$ 13,4 milhões, que poderão ser financiados através de parcerias com a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e com o próprio Governo Estadual. O projeto também prevê parcerias com prefeituras, a fim de viabilizar locais para as aulas e transporte para os alunos.

Para Miguel Jafelicci, que também é docente do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, este projetoReunião com coordenadores dos cursinhos da UNESP tem como objetivo primordial levar o ensino de qualidade à população de baixa renda, com a utilização da estrutura acadêmica da universidade. "Com isso, conseguimos aumentar o ingresso dos estudantes mais carentes, sobretudo nas universidades públicas. Trata-se de um projeto com grande impacto social, já que a educação pública de ensino superior no Brasil sempre foi um privilégio das classes mais altas, com raras exceções", afirma o docente. "Atualmente, os cursinhos da Unesp atendem cerca de 1,8 mil alunos. A idéia de ampliação para 10 mil vagas é, portanto, uma iniciativa que tem de ser encarada e desenvolvida com grande responsabilidade", complementa.

Jafelicci aponta ainda a experiência bem sucedida que tem com o funcionamento do Cuca em Araraquara, assim como ocorre nos outros cursinhos ligados à Unesp. "Para se ter uma idéia dos resultados, conseguimos aprovar cerca de 30% dos alunos em instituições públicas. Se levarmos em conta também a aprovação nas universidades particulares, este número chega a 60% do total de alunos", explica.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, Benedito Barraviera, ampliar e melhorar os serviços oferecidos pelos cursinhos da Unesp significa contemplar um número maior de pessoas carentes e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar as atividades de extensão na universidade. "Este é o papel da extensão universitária, ou seja, aproveitar a estrutura acadêmica da Unesp para promover a cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas", finaliza Barraviera.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem, no dia 27 de setembro último, sobre o projeto de ampliação dos cursinhos gratuitos preparatórios para o vestibular.
Confira aqui: http://www.estado.com.br/editorias/2002/09/27/ger013.html

O mesmo jornal, na sua edição de domingo, saiu com um editorial sobre o vestibular. O endereço é http://www.estado.com.br/editorias/02/09/29/editoriais003.html


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas