UNATI-IA promove Sarau da Terceira Idade

Por Arthur Rinaldi

Grupo PIAPNo final de agosto, os membros do Núcleo Local do Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) do Instituto de Artes da Unesp, campus de São Paulo, promoveram um sarau, que reuniu diversas atividades realizadas no Instituto.

O evento contou com a exposição de trabalhos de pintura de alguns alunos do curso de "Pintura óleo sobre tela", desenvolvidos por alunos que estão há até 2 anos junto ao projeto. Também contou com um workshop de percussão realizado por membros do PIAP (Grupo de Percussão do Instituto de Artes). Em seguida, houve uma apresentação de passos de tango, um recital de MPB com alunos do curso de música do Instituto de Artes e, no final, uma apresentação de teatro feita pelo grupo "Atrás do Grito".

O Projeto UNATI é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX) e tem apoio da Fundunesp, sendo desenvolvido nos campus de Araraquara, Assis, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto e na Reitoria da Unesp, além do Instituto de Artes em São Paulo.

O UNATI é uma continuação do Projeto Sênior, como conta a coordenadora do projeto no Instituto de Artes, Profa. Kathya M. Ayres de Godoy: "no início, o projeto contava com atividades esparsas, mas os alunos sentiam a necessidade de atividades regulares", afirma.

Em 1998 houve uma reformulação do projeto, quando passou a contar com atividades regulares, com o intuito de criar vínculos entre os idosos e o meio universitário. Segundo a Profa. Kathya, "um dos intuitos do projeto é oferecer uma formação básica e, então, fazer com que os alunos desenvolvam seus próprios projetos."

Em 2001, o Projeto Sênior foi institucionalizado, transformando-se no UNATI, num movimento que visa a congregação de professores, pesquisadores, alunos e servidores técnico-administrativos da Unesp no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O intuito do projeto é valorizar a pessoa idosa na sociedade e sua inclusão na universidade, ampliando seu espaço cultural e, conseqüentemente, estimulando uma participação mais ativa da pessoa idosa na sociedade. Há também, como conta a coordenadora do projeto, uma preocupação em preparar a pessoa idosa para o processo de envelhecimento.

Para o futuro, a intenção do Instituto de Artes é transformar o UNATI também em fonte de pesquisas. "Em muitos campus da Unesp o Projeto Sênior nasceu da idéia de pesquisa, mas aqui no IA a primeira preocupação foi com o ensino", diz a profa. Kathya. "Aos poucos, vamos trazer os alunos para realizarem pesquisas junto ao projeto", completa.

O Núcleo Local do Instituto de Artes oferecerá, neste semestre, os cursos de Iniciação Musical, Tai Chi Chuan, Ingês (iniciação), Violão popular (básico), Tingimento Artístico, Teatro, Desnho, Pintura (óleo sobre tela), Criação (artes plásticas do século XX).


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas