Mais de 200 pessoas são vacinadas no campus de São Vicente

Por Thiago Nassa

vacina

Mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e servidores do campus da Unesp de São Vicente, foram vacinadas contra hepatite B, tétano, influenza (gripe), sarampo, rubéola e caxumba. A campanha de vacinação, que aconteceu no dia 28 de agosto, marcou o início do programa "Universidade Saudável", que prevê uma série de atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida de toda comunidade unespiana.

Uma equipe composta por profissionais do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) foi convidada para desenvolver as campanhas de vacinação nas 25 unidades universitárias, completando, até o final de 2003, um total de cerca de 50 mil doses, o que corresponde à totalidade do contingente unespiano. As vacinas são produzidas pela multinacional Aventis Pasteur, na fábrica de Lion, na França, assegurando segurança e qualidade do produto.

"O principal objetivo desta iniciativa é utilizar a própria estrutura e o know-how da Unesp para promover ações de melhoria da qualidade de vida", afirma Edna Carvalho, responsável pela equipe de Enfermagem.

"O balanço desta iniciativa piloto em São Vicente é extremamente positivo, já que a comunidade se mostrou muito confiante com o projeto e, conseqüentemente, com a universidade", diz Ilda de Godoy, professora do Departamento de Enfermagem e ligada ao Núcleo de Vigilância Sanitária da FMB. "A idéia é proteger as pessoas das doenças preveníveis, pois nós sabemos que os centros de saúde dos municípios não são visitados como deveriam. E este projeto praticamente leva o centro de saúde até a nossa comunidade", complementa.

O projeto "Universidade Saudável" foi lançado recentemente pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), em parceria com a Faculdade de Medicina, com o Gabinete do Reitor e com a Secretaria de Saúde, e vai percorrer as 25 unidades da Unesp. "O projeto, na verdade, é um mutirão de saúde, que inclui atividades de prevenção de doenças infecciosas, do câncer de pele, do câncer bucal, de combate ao uso de álcool e drogas e de preservação do meio ambiente", explica Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária. "Investir em qualidade de vida é também uma preocupação da nova gestão, pois, fazendo isto, estamos garantindo a saúde de alunos, professores e servidores", conclui.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas