FO-Araçatuba conclui trabalho de
capacitação de Agentes Comunitários de Saúde

Por Fernando Fortes Picoli

Prof. Benedito Barraviera - Pró-reitor de Extensão Universitária

Foi encerrado recentemente, na cidade de Piacatu (SP), o Programa Universidade Solidária - Formação e Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, ligado ao Programa de Saúde da Família (PSF), promovido pelo Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araçatuba, em conjunto com as prefeituras das cidades de Piacatu, Bilac, Gabriel Monteiro, Clementina e Santópolis do Aguapeí, todas situadas nas proximidades de Araçatuba. O programa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e foi financiado pelo MEC - Universidade Solidária.

O curso de capacitação dos cerca de 100 agentes foi executado em sete meses, que foram divididos em 11 módulos quinzenais (cada um com carga horária de 8 horas) e ministrado por profissionais da FOA nas dependências da Escola Estadual Profa. Cinelzia Lorenci Maroni, na cidade de Piacatu.

A cerimônia de encerramento contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão Universitária, Benedito Barraviera, da representante do Programa Unesp de Integração Social e Comunitária - PISC, Edemilde do Carmo Rodrigues, do Vice-Diretor do campus de Araçatuba, Prof. Dr. Paulo Roberto Botacin, do prefeito da cidade de Piacatu e autoridades representantes dos demais municípios, além dos participantes do projeto juntamente com os organizadores e facilitadores.

Após uma breve apresentação do programa aos participantes, ocorreu a entrega dos certificados aos agentes comunitários, que foi realizada pelas autoridades presentes, que, em seguida, receberam, da mesma forma que os organizadores e facilitadores do programa, várias homenagens dos grupos de agentes comunitários das diferentes cidades. E, por fim, todos participaram de um almoço de confraternização.

Segundo depoimento dos próprios agentes comunitários, o curso foi importante para que eles se sentissem mais capacitados a orientar a população sobre temas muito importantes na saúde pública como DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), planejamento familiar e cuidados para a saúde bucal.

"Os agentes comunitários de saúde são peça fundamental do Programa de Saúde da Família. São eles que fazem as visitas domiciliares e que vão trabalhar com o núcleo fundamental da sociedade, que é a família", afirma a Profa. Dra. Suzely Adas Saliba Moimaz, coordenadora do Projeto.

"Esses agentes hoje, após essa capacitação, estão aptos a trabalhar com mais segurança junto à família, desenvolvendo principalmente a promoção da saúde e prevenção das doenças" , complementa.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas