FCL-Assis completa 44 anos

Por Nelson Ferreira Junior

No mês de agosto, o campus da Unesp de Assis completou 44 anos de existência. Para comemorar a data, foram realizadas algumas atividades acadêmicas e culturais. Entre elas destacam-se a palestra "A Arte resgata a cidadania, com o jornalista Oscar D´ Ambrósio, a exibição de filmes de curta-metragem e shows com os grupos Blue-Bossa, Senhor X (de Ribeirão Preto), Clodô MPB e Jazz, Grupo Regional Clube do Choro, Catedral do Samba. Além disso, no saguão do prédio principal do campus, foi organizada a exposição de "Pinturas Ranchinho Alegre", do artista plástico Sebastião Theodoro Paulino da Silva Ranchinho, que ocorreu entre os dias 23 de agosto e 6 de setembro.

A Faculdade de Ciências e Letras de Assis foi instalada em 16 de agosto de 1958, como Instituto Isolado de Ensino Superior mantido pelo governo do Estado de São Paulo, com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis.

A partir de 1976, com a criação da Unesp, sua nomenclatura foi alterada para Instituto de Letras, História e Psicologia de Assis. Com a implantação do novo Estatuto da Universidade, passou a denominar-se Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

O Curso de Letras foi autorizado a funcionar a partir de 1959. Atualmente o Departamento de Literatura é responsável por Teoria da Literatura e as Literaturas Brasileira e Portuguesa. O Departamento de Letras Modernas é responsável pelas disciplinas de Línguas Estrangeiras Modernas e suas respectivas Literaturas (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês). No Departamento de Educação estão alocadas Psicologia da Educação, Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras.

Inicialmente, a Faculdade funcionou no centro da cidade. A partir de agosto de 1963 instalou-se em prédio próprio, numa área de 75.000m2, onde foi preservado o seu bosque natural. Em 1974, foi incorporada a essa área mais 50.280m2 visando assegurar a expansão do Campus.

Uma vez consolidada a implantação do Curso de Letras, a Faculdade partiu para a criação de novos cursos, sempre atendendo aos anseios, necessidades e princípios que nortearam sua instalação.

Em 1963 foi autorizada a criação do Curso de História. Em 1966 foram criados os Cursos de Psicologia e de Filosofia. O Curso de Filosofia funcionou até a criação da UNESP em 1976, tendo sido, em seguida, transferido para o Campus de Marília.

A consolidação do Curso de Psicologia só se efetuou em 1972 com a instalação do quinto ano (Formação de Psicólogos) e da Clínica Psicológica. O desenvolvimento natural do Curso de Psicologia propiciou o desencadeamento de um processo de organização formal da Clínica, levando à Administração do Campus a adequá-la aos termos do Estatuto da UNESP. Assim, em 1986, a Clínica teve sua nomenclatura alterada para Centro de Psicologia Aplicada "Dra. Betti Katzenstein", passando a funcionar como Unidade Auxiliar vinculada à Faculdade.

Ao lado da Graduação a Faculdade ofereceu diversos cursos de especialização e aperfeiçoamento, e a partir de 1973 projetou a instalação de cursos de pós-graduação, com o intuito de formar docentes e pesquisadores especializados. A instalação do Curso de Pós-Graduação em Letras ocorreu em 1979, contando com as áreas de concentração em Filologia e Lingüística Portuguesa; Teoria Literária e Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa. Um ano depois foi autorizada a instalação do Curso de Pós- Graduação em História, nível de Mestrado, na área de História da América Latina Contemporânea.

A maturidade acadêmica e os excelentes resultados obtidos pelos cursos, em nível de Mestrado, possibilitaram a implantação do Doutorado, em Letras, a partir de 1984, e em História, a partir de 1988. Para o Curso de Letras foram mantidas as mesmas áreas de concentração, enquanto que o Curso de História sofreu uma reformulação geral, passando a área de concentração a denominar-se "História e Sociedade".

Em 1988, entrou em funcionamento o Curso de Especialização "Psicologia Clínica e Saúde Pública", sob a responsabilidade do Departamento de Psicologia Clínica do Curso de Psicologia, com 500 horas de duração. Esse curso destinou-se a portadores de diploma de psicólogo com estágios e/ou trabalhos realizados na área de Psicologia Clínica.

O Departamento de Psicologia Clínica propôs repetir a experiência em 1989, oferecendo o Curso de Especialização "Saúde Mental e Saúde Pública", com 600 horas de duração, recebendo como alunos não apenas psicólogos, mas também profissionais de outras áreas que atuam nos serviços de Saúde Mental da Rede Pública.

Em 1988, foi autorizada a criação do Curso de Ciências Biológicas, objetivando a formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em biologia. Sua implantação iniciou-se no ano de 1990.

Também em 1990 iniciou-se o oferecimento do Curso de Especialização "A Literatura e o Ensino da Literatura", sob a responsabilidade do Departamento de Literatura do Curso de Letras, com 360 horas de duração. A cada ano, uma nova turma de alunos ingressa nesse curso.

Em 1995 foi aprovado o oferecimento do curso de especialização em "História: Sociedade, Cultura e Trabalho no Ocidente", com 360 horas, sob a responsabilidade do Departamento de História.

Ainda em 1995 foi criado o Curso de Pós-graduação em Psicologia, área de Psicologia e Sociedade, cuja primeira turma de pós-graduandos, em nível de Mestrado, ingressou no segundo semestre desse ano.

A Faculdade de Ciências e Letras de Assis conta, dentre outros órgãos de apoio, com um Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa - CEDAP. Este centro tem como objetivo a criação e manutenção das condições de apoio técnico e informativo às atividades desenvolvidas no campus de Assis, relacionadas à docência, à pesquisa e à prestação de serviços à comunidade. Os serviços prestados pelo CEDAP estão relacionados às àreas de memória social, documentação sonora, visual, iconográfica, e preservação do patrimônio histórico, literário e bens culturais.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas