V Feira de Profissões atrai 12 mil jovens de Araraquara

Por Luciana Massi

Folheto da feiraA V Feira de Profissões "Carlos Felício Vanni" teve um aumento de 30% no público recebido em relação ao ano passado e contou com a presença de quase 12 mil jovens em busca de orientação profissional. Nos dias 24, 25 e 26 de julho, a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, sediou o evento, que foi dividido em áreas de conhecimento, sendo cada área disposta em um dia diferente.

Foram expostos 40 estandes de diferentes faculdades, públicas e estaduais, sobre 76 cursos de graduação, além da apresentação de palestras sobre cada um dos cursos expostos e sobre temas que permeiam o universo dos vestibulandos.

Segundo a coordenadora do evento, Prof. Dra. Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, que realiza há mais de 10 anos pesquisa sobre orientação vocacional, o sucesso da feira é fruto de diversos fatores. "O prestígio das universidades públicas envolvidas, a tradição que a feira tem e a necessidade de cursar uma faculdade que se torna cada vez mais maior, são a receita do sucesso do evento", afirma Maria Beatriz.

O público presente era variado e composto de jovens de 13 a 25 anos, que procuraram esclarecer suas dúvidas, o que foi possível na grande maioria dos casos, pois o trabalho de pesquisa da Prof. Dra. Maria Beatriz mostra que a decisão pela carreira dos jovens orientados acontece depois deles terem participado da feira e terem uma visão mais ampla sobre as profissões.

As palestras foram proferidas por professores e coordenadores de curso, que divulgaram o conteúdo dos cursos oferecidos em diversas universidades brasileiras, bem como a situação do mercado de trabalho dos profissionais destas áreas.

Também foram convidados os organizadores dos principais vestibulares do Estado de São Paulo: Vunesp, Fuvest, UFSCar e UNICAMP, que comentaram sobre as provas nessas instituições. As palestras que lotaram o anfiteatro do câmpus foram sobre "A redação no vestibular", "O perfil do profissional de sucesso do novo milênio" e "A empregabilidade e o mercado de trabalho". Algumas tiveram de ser apresentadas por duas vezes.

Dentre os cursos apresentados, existiam algumas novidades que atraíram a atenção do público, como Gerenciamento Costeiro, Biologia Marinha e Informática Médica. As palestras sobre as profissões também tiveram grande procura do público, sendo Medicina, Medicina Veterinária, Turismo, Psicologia, Imagem e Som e Cinema e Vídeo, respectivamente, as mais procuradas.

"Os profissionais ficaram estimulados" disse a Prof. Dra. Maria Beatriz, que recebeu muitos pedidos para que surgissem novos convites para as próximas feiras.

Segundo a imprensa local - jornal Tribuna Impressa - o estande mais visitado foi o do Instituto de Química. A Prof. Dra. Maria Beatriz apontou esse estande e o da Faculdade de Ciências Farmacêuticas como os que mais chamaram a atenção do público. Segundo ela, o IQ teve um estande muito bem montado, com uma boa localização, um trabalho excelente dos alunos que participaram, os adolescentes perceberam que eles (os alunos da química) estavam engajados, enfim, foi uma exposição muito interessante.

"Esse sucesso foi resultado do trabalho incansável da comissão que organizou o estande e dos alunos que apresentaram várias reações químicas. O próprio layout do estande colaborou para a sua boa receptividade, ao trazer uma pequena amostra das vidrarias e das cores que habitam o mundo dos químicos, além da exibição de painéis e vídeos interessantes sobre o IQ e distribuição de folders", explica a docente.

Segundo o aluno de Licenciatura, Gelson Ribeiro dos Santos, um dos monitores do estande, a feira é uma grande oportunidade para que todos os alunos entrem em contato com o público. "A cada ano, nós ficamos sabendo do que os visitantes gostam e o que eles querem ver, além de adquirirmos conhecimento ao fazer as reações químicas", diz Santos.

FCF-Araraquara tem participação especial

Por Emerson Tosco

O curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp é constituído de um Ciclo Básico, cursado por todos alunos, após o qual os mesmos deverão fazer a opção por uma das três modalidades: Análises Clínicas e Toxicológicas, Fármacos e Medicamentos ou Alimentos e Nutrição. Por se tratar de um curso muito amplo, onde o profissional pode atuar em diversas áreas, a FCF procurou mostrar no evento um pouco de cada uma das três especializações oferecidas.

Na modalidade de Análises Clínicas, foram realizadas atividades como teste de gravidez, exposição de parasitas e seus vetores, extração de células de defesa (macrófagos) de cobaias, entre outras.

Na modalidade de Fármacos e Medicamentos, foram demonstradas as práticas de confecção de gel para os cabelos, encapsulamento de medicamento, extração do óleo essencial de camomila, além de técnicas muito utilizadas nas indústrias farmacêuticas como a destilação, cromatografia, etc.

Na modalidade de Alimentos e Nutrição, foi realizado um teste de análise sensorial de refrigerante e batata frita, além de proporcionar, aos interessados, a degustação do leite de soja produzido na própria faculdade. Durante a feira, foi promovido também um trabalho de assistência farmacêutica com aferição de pressão arterial e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Além dessas atividades, a FCF orientou e distribuiu material explicativo sobre o curso, exibiu um vídeo sobre a unidade e suas atividades, participou do ciclo de palestras sobre as profissões, ficando responsável pela palestra sobre o curso de Farmácia. Foram distribuídos também brindes (xampu e condicionador feitos pelos alunos da disciplina de Cosmetologia) para os visitantes do estande.

FO-Araraquara marcou presença

Por Alisson Veríssimo

No estande da FO, os alunos prestaram informações sobre a duração do curso, conteúdo curricular, atuação do cirurgião no mercado, cursos de especialização e pós-graduação.

Junto com a distribuição de brindes gentilmente cedidos pela empresa JHONSON & JHONSON, os odontolandos promoveram uma ampla instrução de higiene oral, ou seja, demonstraram o modo correto de escovação e o tipo de escova a ser utilizada, a importância do fio dental, hábitos alimentares e sua relação com a doença cárie, e como conversa final os alunos demonstraram que a função do cirurgião dentista não se limita apenas ao dente do paciente, ele precisa ter uma visão ampla do cliente, observando os aspectos psicológicos, fisiológicos, clínicos e compreender os anseios da pessoa em relação ao tratamento odontológico.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas