Grupo PET do IQ-Araraquara
promove evento "Um dia na Universidade"

Por Luciana Massi

Um dia na universidadeDurante o recesso escolar, o grupo PET - (Programa Especial de Treinamento) do Instituto de Química da Unesp (IQ), câmpus de Araraquara, promoveu o encontro "Um dia na Universidade". A finalidade do evento, realizado anualmente, é propiciar a alunos do terceiro ano do ensino médio a oportunidade de entrarem em contato com alguns aspectos relacionados a uma carreira na área de Química, e com a vida acadêmica na Universidade.

Em cada dia, foram atendidos, em média, 15 alunos da rede pública estadual. A seleção desses alunos ficou sob a responsabilidade de suas respectivas escolas, segundo seus próprios critérios.

Participaram do evento as seguintes escolas : EE Bento de Abreu, EE Prof.ª Léa de Freitas Monteiro e EE Prof. Victor Lacorte. Além destes alunos, os estudantes do CUCA (Curso Unificado do Campus de Araraquara) também compareceram ao evento, perfazendo um total de 62 alunos atendidos.

Foram desenvolvidas atividades tanto no IQ como no Centro de Ciências, visando apresentar aos participantes uma visão geral da instituição, as atividades e as possibilidades de carreira na área de Química. As atividades diárias foram iniciadas com um seminário, ministrado pelos bolsistas do Grupo PET e voluntários, abordando o tema "O Universo da Química".

Após o seminário, foi realizada uma visita pelas dependências do IQ, onde os alunos conheceram os laboratórios didáticos e de pesquisa, as salas de aula, e a biblioteca. No período vespertino foram feitas demonstrações de experimentos de química, no Centro de Ciências, contando com a participação ativa dos visitantes. Para a maior parte deles, este foi o primeiro contato com uma aula experimental de Química. Foi observado que, apesar do fato de poucos alunos estarem inicialmente interessados em cursar Química, praticamente todos ficaram surpresos e interessados após terem contato com um laboratório de química e com as experiências que foram realizadas.

Do ponto de vista de bolsistas e voluntários participantes do projeto, o desenvolvimento das atividades programadas forneceu uma oportunidade única de exercitarem atividades didáticas, que exigem o domínio aprofundado dos conhecimentos envolvidos. Esta oportunidade de participação ativa numa situação real de ensino-aprendizagem, normalmente ausente no curso de graduação, tem influência positiva na formação dos monitores.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas