IGCE-Rio Claro promove 4ª edição da "Praça da Ciência"

Por Brenda Marques

Praça da CiênciaAnualmente, o grupo PET-Geologia, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), campus de Rio Claro, coordena a realização de um evento denominado "Praça da Ciência". Em 2002, foi realizada a 4a edição do evento e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Segundo o Prof. Dr. José Alexandre J. Perinottto, tutor do Grupo PET - Programa Especial de Treinamento - MEC/SESu, esta atividade iniciou-se há 10 anos, quando da comemoração do Dia do Geólogo na Praça (30/05), e ganhou mais expressão com a "Praça da Ciência".

"Neste evento, os cursos da Unesp vão à praça principal, no centro de Rio Claro, em um sábado pela manhã e ali realizam exposição de suas atividades, mostrando materiais, amostras, aparelhos e afins, colocando os alunos diretamente em contato com a comunidade", comenta Perinotto.

Praça da CiênciaAs escolas de ensino fundamental e médio (públicas e particulares) também são convidadas a participar. "Esta participação significa que a escola tem a oportunidade de levar à praça uma 'feira de ciências' mais ampla. Os alunos se entusiasmam no contato com a comunidade e as experiências em demonstração empolgam aqueles que transitam pela praça. É um processo pedagógico muito interessante, com ganhos mútuos, além da saudável interação aluno-cidadão e universitários-estudantes de ensino médio", afirma Perinotto.

Neste ano, a IV Praça da Ciência aconteceu no dia 8 de agosto, das 8h às 14h horas, e foi novamente um sucesso, mesmo sendo realizada no horário da partida de futebol envolvendo a seleção brasileira.

Estiveram presentes alunos dos cursos de Geologia, Matemática e Geografia representados pelos bolsistas e voluntários dos grupos PET destes cursos e duas escolas de ensino médio e fundamental: Colégio Koelle e a Escola Estadual Prof. João Batista Leme.

Esta integração escola-comunidade é a motivação maior para a continuidade deste projeto. A Universidade vai ao encontro da população e seus podem treinar suas habilidades e revisar conteúdos. Ao mesmo tempo as pessoas que nunca vêm ao campus têm a chance de conhecer o que é desenvolvido por professores e alunos.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas