FFC-Marília oferece quatro cursos de pós-graduação e doutorado

Por Luciana de Mari

Vista da FFC-MaríliaA Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (FFC), campus Marília, que possui atualmente cinco cursos regulares de graduação - Biblioteconomia, Ciências Sociais, Filosofia, Fonoaudiologia e Pedagogia - oferece também mais quatro cursos de pós-graduação e um de doutorado.

Serão publicadas, no Informativo do Proex, em uma seqüência aleatória matérias, reportagens que irão abordar esses cincos cursos, os quais não fazem parte da grade regular de graduação da unidade. São eles: Pós-graduação em Ciências da Informação, em Ciências Sociais, em Educação, em Filosofia e, doutorado em Educação.

O curso de pós-graduação em Ciências Sociais da FFC foi criado no ano de 1998 e contou, no primeiro semestre de 2002, com 51 alunos. O objetivo consiste em três pontos essenciais: a formação de pesquisadores, docentes e profissionais especializados em Antropologia, Sociologia e Ciência Política.

O curso articula-se em três linhas de pesquisa. A primeira é na linha do Pensamento Político e Social Brasileiro. Esta linha integra trabalhos que têm por objetivo comum analisar autores e conceitos do pensamento social, político e econômico no Brasil, observando a exigência de três preocupações.

A primeira, voltada para uma análise dos conceitos e das teorias utilizadas para abordar os problemas sociais, políticos e econômicos no Brasil. A segunda, exigindo uma investigação da relação deste pensamento com o processo histórico brasileiro e a terceira, visando confrontar este pensamento com a produção intelectual internacional.

Já na linha Cultura, Identidade e Sociabilidade consiste no estudo do processo de formação da cultura, suas estruturas e sua dinâmica. Trata da temática de identidade social e da articulação de grupos sociais a partir dessa questão. Aborda ainda as relações sociais e os processos de socialização e sociabilidade.

Na terceira linha, são abordadas as Dimensões do Mundo do Trabalho. Esta linha de pesquisa está voltada para a compreensão das múltiplas determinações sociais do mundo do trabalho e de sua constituição em classe, para o que é necessário o estudo dos elementos teóricos e históricos do protagonismo dos trabalhadores, a fim de articular formas organizativas autônomas em relação ao Estado e às classes dirigentes. As formas de legitimação que o poder político e o Estado encontram diante do mundo do trabalho e a natureza do complexo de reestruturação produtiva apresentam-se também como importantes aspectos a serem focados cientificamente.

Assim, a teoria social e política vinculada ao mundo do trabalho, suas instituições e movimentos políticos gerados no conflito social, além das profundas transformações da economia e da produção capitalista em curso que incidem sobremaneira sobre perfil, organização e subjetividade do mundo do trabalho, são temas de interesse dessa linha de pesquisa.

Mais informações sobre o que o pré-projeto deve compreender, requisitos para inscrição e trâmites burocráticos, entre outras informações necessárias, poderão ser encontradas na home page www.marilia.unesp.br ou pelo telefone (14) 421-1236.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas