FCT-Presidente Prudente participará do
Campeonato Paulista de Basquetebol sobre Rodas 2002

Por Haroldo Marques

IlustraçãoO próximo Campeonato Paulista de Basquetebol Sobre Rodas, promovido anualmente e organizado pela Federação Paulista de Basquetebol sobre Rodas, terá a participação de 16 equipes, divididas entre a primeira e a segunda divisão, sendo que as equipes campeãs e vice da segunda divisão sobem para a primeira e as duas últimas classificadas da primeira divisão, descem automaticamente para a segunda divisão.

O torneio está previsto para o começar no dia 15 de junho de 2002, com as equipes jogando entre si (primeira e segunda divisão) no sistema de turno e returno e com previsão de término do campeonato em novembro de 2002.

Este ano, a equipe da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT), campus de Presidente Prudente, foi convidada pela Federação para filiar-se neste órgão e participar do Campeonato de Basquetebol Sobre Rodas na categoria da segunda divisão juntamente com mais oito equipes do Estado.

As equipes da segunda divisão são CPCP de São Paulo, Adefisa de Santos, Fenix de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Projeto Clarear de Piracicaba, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e FCT-Unesp de Presidente Prudente. Algumas equipes são formadas por associações e outras estão ligadas a alguma Prefeitura.

A equipe da FCT surgiu em março de 1999, através de um projeto de extensão existente na Universidade denominado "Atividade motora adaptada às pessoas deficientes" coordenado pelos professores Paulo Roberto Brancatti, Eliane Ferrari Chagas e Edelvira de Castro Q. Mastroianni da FCT/Unesp.

Segundo o coordenador da equipe, Paulo Roberto Brancattim, "após três anos de treinamento e com a realização de alguns jogos amistosos durante o ano de 2001, a equipe vem tentando encontrar parceiros para patrocinar a mesma e viabilizar a nossa participação no campeonato deste ano. Neste sentido, após a reunião com a Federação e as demais equipes, estabelecemos alguns pontos que são importantes para garantir a nossa equipe neste campeonato."

Basquetebol em cadeira de rodas na FCT-Unesp

Desde 1997, docentes dos Departamentos de Educação, Educação Física e Fisioterapia da FCT têm se preocupado com questões referentes aos deficientes, pois esta é uma parcela da população que não tem sido contemplada com atividades físicas, práticas desportivas, recreativas e de lazer em Presidente Prudente, como na própria região.

Durante este período, foram realizados cursos, palestras, simpósios, jornadas e mesas redondas direcionadas aos graduandos e profissionais da área, ministrados pelos próprios docentes dos unespianos e também com outros profissionais da área convidados para estes eventos citados. No momento, os docentes estão orientando os alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia para realizarem pesquisas, monografias de conclusão de curso e estágios em Escolas Públicas de Presidente Prudente e região.

A FCT também está trabalhando com a Educação Física Adaptada, como forma de estágios obrigatórios ou não, nos cursos de Educação Física e Fisioterapia, pois ela encontra-se como meio de complementação aos trabalhos dos alunos junto a algumas entidades e escolas públicas da cidade, e com atividades físicas e esportivas oferecidas nesta unidade, como forma de extensão e prestação de serviços à comunidade.

"É importante ressaltar as pesquisas e orientações realizadas nesta área, tendo alguns temas centrais: atividade física para deficientes mentais, físicos, visuais, auditivos e portadores da síndrome de Down, hemiplégicos, paraplégicos; importância do esporte para pessoas deficientes e integração social, desenvolvidas na Unidade FCT-UNESP", afirma Paulo Roberto Brancattim, coordenador da equipe FCT.

"Com a implementação do projeto aqui proposto, outras áreas de pesquisa e de extensão seriam beneficiadas, o que viria ao encontro de nossas expectativas e com objetivo da Universidade Pública como uma Instituição responsável pelo desenvolvimento técnico-científico-desportivo e a viabilização deste numa perspectiva política, educacional e social" completa.

Para o coordenador, neste sentido, a atividade física e esportiva para pessoas deficientes vem incrementar os objetivos de formação dos alunos dos cursos citados da FCT, ampliar e melhorar o trabalho de atendimento à comunidade, já que a cidade e toda região carecem de espaço, informação, preparo profissional e tecnológico na área do esporte. "Além disso, possibilita uma mudança de mentalidade na sociedade, com a criação de equipes esportivas adaptadas aos diversos esportes que são possíveis de serem trabalhados."

Basquete em cadeiras de rodas

O basquete foi o primeiro esporte em cadeira de rodas organizado da história. Neste sentido, o interesse por este esporte despertou a vontade de muitos deficientes físicos, como paraplégicos, amputados e outros deficientes ortopédicos, em formarem equipes, com intuito de desenvolverem as técnicas e táticas do esporte e poderem treinar adequadamente para participarem de campeonatos entre cidades e até países.

Este esporte vem ganhando adeptos cada vez mais. Não sabemos exatamente quantas equipes existem hoje no Brasil. Mas em algumas grandes cidades do estado de São Paulo, tem pelo menos uma equipe de basquetebol em cadeira de rodas.

"Por isso, temos a intenção de montar uma equipe aqui em Presidente Prudente, onde, através da FCT-UNESP, especificamente dos Departamentos de Educação, Educação Física e Fisioterapia, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Esportes - SEMEPP, possam dar continuidade ao projeto da equipe e subsidiá-la na participação de eventos esportivos ou campeonatos neste gênero", diz Brancattim.

Responsáveis pela equipe da FCT

Paulo Roberto Brancatti - Professor da disciplina Prática de Ensino e Estágios Supervisionados no curso de Educação Física. - Coordenador
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni - Professora das disciplinas de Educação Física Infantil, Educação Física e Recreativa na Pré-Escola e Didática da Educação Física.
Eliane Ferrari Chagas - Professora de Fisioterapia em Neurologia I; Fisioterapia em neurologia II e Estágios Supervisionados no curso de Fisioterapia.

Corpo discente participante como estagiários:

Os alunos do curso de Educação Física e do curso de Fisioterapia, já estão atuando no projeto desde sua origem, mas pretendemos ampliar o número de alunos, aumentando seus interesses pela área e caracterizar com mais propriedade um campo de pesquisa e trabalho para os futuros profissionais.

Locais de treino da equipe:

Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente e Prefeitura Municipal, utilizando-se quadras e ginásios esportivos.

Cronograma para 2002:

Amistosos com as equipes de Umuarama em abril, Maringá e Foz do Iguaçu em maio, Ribeirão Preto e Bauru em junho, Jogos abertos do interior em setembro, bem como participar do Campeonato Paulista de basquetebol sobre rodas a nível estadual.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas