Rápidas

FCF-Araraquara é tetra-campeã da Copa Farma

Por Emerson Tosco

Os alunos da Faculdade de Ciências e Farmacêuticas da Unesp, campus de Araraquara, organizados pelo Departamento Esportivo do Centro Acadêmico, sagraram-se tetra-campeões da Copa Farma, um campeonato esportivo anual que reúne oito das principais faculdades de farmácia do Estado de São Paulo, entre elas Unesp/Araraquara, PUC/Campinas, Fundação Osvaldo Cruz/SP, Unip/SP, Universidade Mogi das Cruzes, Unisantos, Universidade São Francisco/Bragança Paulista e Universidade São Judas/SP.

Este ano, a Copa Farma foi realizada em Serra Negra (SP), cidade turística do Circuito das Águas, entre os dias 30 de maio de 2 de junho. Na ocasião, foram disputadas as seguintes modalidades: Basquete, Vôlei, Handball, Futsal, Futebol, Atletismo e Natação. Tal competição está na sua sétima edição, sendo que as últimas quatro foram vencidas pela Unesp/Araraquara. O objetivo desta competição é promover a integração dos estudantes de farmácia de diferentes universidades, além de estimular a prática esportiva entre eles.


Ibilce promove XVIII Semana da Biologia

Por Nayna Nunes

Fachado do IBILCE - São José do Rio PretoOcorreu no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp (IBILCE), campus de São José do Rio Preto, de 20 a 24 de maio, a XVIII Semana da Biologia, coordenada pela professora Eleni Gomes, do Departamento de Biologia do Ibilce.

O evento contou com a participação de profissionais de praticamente todos os ramos da Biologia, trazidos das diversas regiões do País, com o intuito de colocar os alunos do campus em contato mais direto com os pesquisadores.

Com a preocupação de discutir os rumos do curso de Ciências Biológicas diante das mudanças sofridas e suas possíveis implicações na profissão, foi realizada a palestra de abertura intitulada de "Regulamentação da profissão de biólogo diante das mudanças da licenciatura", com a Profa. Dra. Olga Yano, presidente da CRBio.

Ainda discutindo as perspectivas do curso, houve a palestra "Curriculum de Ciências Biológicas", com o coordenador da área de Ciências Biológicas da Unesp, e a palestra "Cursos e Ciências Biológicas na Unesp", com os coordenadores dos cursos de Ciências Biológicas da Unesp.

Sobre os procedimentos realizados para a manutenção e cuidados com os animais sob responsabilidade do IBAMA, houve a palestra "Manejo de Animais Silvestres", com o biológo Júnio Silva, do IBAMA de Belo Horizonte (MG).

A palestra "Futuro da Amazônia: projetos e perspectivas em biotecnologia", realizada pelo Prof. Dr. José Odair Pereira, da UFAM-Manaus, procurou abordar a importância do Centro de Biotecnologia na Amazônia para explorar a biodiversidade do local e tentar conhecer seu potencial de aplicação biotecnológica, diminuindo a biopirataria.

O evento contou ainda com as palestras "Fotografia e imagem em Biologia", que destacou a atuação do biólogo enquanto fotógrafo para a escolha da melhor imagem que auxiliárá seus estudos, com o Prof. Dr. Paulo Robson de Souza, daUFMS-Campo Grande; "Aspectos biológicos da paquera", com o Prof. Dr. Sandro Caramaschi, da Unesp de Botucatu; "Produção de vacinas no Brasil", com a Dra Akira Homma, da Fiocruz-BioManguinhos; "Uso da biotecnologia na produção vegetal", com o Prof. Dr. Murilo Melo, do CBTEC-ESALQ/USP/Piracicaba, além da exposição feita pelo Prof. Dr. Reinaldo Feres, do Ibilce, sobre o projeto Biota, que procura estudar a biodiversidade do estado de São Paulo, de iniciativa da Fapesp.

Além das palestras, forma realizados mini-cursos sobre diversos temas e eventos culturais, como o Show de Talentos e o lançamento do livro "A casa dos animais", do Prof. Paulo Robson de Souza. O evento contou com o apoio da Fundunesp, Proex, Fapesp e Banespa, entre outros.

Para mais informações, acesse: www.semanadabio.hpg.com.br.


Campus de São Vicente promove Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro

Por Marcos Rosa

O campus da Unesp de São Vicente promoveu, no período de 5 a 7 de junho de 2002, o Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco), a fim de discutir assuntos referentes às zonas costeiras e marinhas.

O evento, destinado aos alunos do curso de Ciências Biológicas (modalidades: Gerenciamento Costeiro e Biologia Marinha), contou com a presença de importantes docentes e profissionais da área. Na ocasião, os alunos puderam participar de debates sobre a atual situação da costa brasileira e sobre o futuro de suas carreiras.


Comissão da FAAC-Bauru analisa proposta de expansão do Ensino Superior

Por Rodrigo Bruschi

Na comissão da Congregação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (FAAC), campus de Bauru, de dezembro de 2001, constituiu-se uma comissão para analisar o projeto proposto que defende a criação de novos campus da universidade.

A Unesp, através do atual reitor, José Carlos Trindade, elaborou a seguinte proposta: criar treze novos cursos, construir o câmpus de São Vicente (Litoral Paulista) e implantar sete novos campus em regiões situadas na região sudeste de São Paulo, seguindo uma proposta de câmpus avançados, em parcerias com as prefeituras, tendo como base o "professor itinerante".

Essa expansão deve-se a vários fatores, tais como a demanda de mais universidades de ensino público e a articulação de uma suposta democratização do ensino. A proposta da Reitoria foi discutida em sessão extraordinária do Conselho Universitário, em fevereiro. Nessa reunião, não foi aprovada a proposta sobre a expansão dos sete campus avançados.

Considerando que essa discussão permanece aberta, e que nela estão envolvidas questões orçamentárias e pedagógicas, a Congregação da FAAC manteve a continuidade da Comissão instituída em dezembro, inclusive reestruturando-a, para que assim, possibilitasse a inclusão de representantes do conselho Universitário e de representações sindicais dos servidores técnico-administrativos, estudantes e docentes.

 

Cronograma de trabalho da Comissão

Abril

  • receber contribuições dos departamentos e representações sindicais dos docentes, funcionários e estudantes, sobre essa discussão;
  • realizar a discussão dos documentos da reitoria sobre a proposta;
  • discutir a proposta do CRUESP e a concepção de universidade presente nessa proposta;
  • analisar os desdobramentos das propostas na Unesp;
  • verificar as críticas do Fórum das Seis à proposta do CRUESP.

Maio

  • discussão ampla com os três segmentos da universidade, em forma de debates, convidando os diretores das três faculdades e representantes do CO para a discussão;
  • apresentação do documento à Congregação da FAAC;
  • discussão na Congregação.

Junho

  • divulgação ampla na universidade do documento da comissão;
  • sessão extraordinária do CO.

Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas