São Vicente - O mais novo câmpus da UNESP!

Criado pela Resolução UNESP - 40, de 1º de junho de 2001, o Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado, com habilitação em "Biologia Marinha" e "Gerenciamento Costeiro", transformou o antigo CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas do Litoral Paulista) da UNESP, no décimo-sexto câmpus universitário da Instituição.

Atualmente as instalações do "Campus de São Vicente" estão sendo utilizadas para dois projetos de pesquisa em Biologia Marinha, respectivamente denominados de "Projeto Cação" (que estuda as diversas espécies de tubarões e arraias que ocorrem no litoral brasileiro) e "Projeto Siri Azul" (que estuda espécies de caranguejos e siris também do nosso litoral).

Além dessas pesquisas, as salas de aulas atualmente existentes estão sendo utilizadas para atender aos cursos de capacitação em serviço de profissionais de educação das Escolas Estaduais" (Projeto Gestão) e curso especial de formação de professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, ambos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que contam com recursos de multi-mídia e video-conferências, ministrados em instalações recém reformadas, existentes no novo Campus, para atuação de professores da USP, UNESP, UNICAMP e PUC-SP.

Como as atividades acima relacionadas ocupam a totalidade das instalações do Campus e as funções administrativas precisam ser transferidas para as instalações do "alojamento" existente no próprio terreno, para abrigar o novo curso, que já será objeto do vestibular deste ano, deverão ser construídas novas instalações para tal finalidade.

As novas instalações farão parte de um programa de cooperação entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de São Vicente, a qual implantará a parte física das instalações, contando nessa primeira fase com a edificação de uma unidade de aproximadamente 1.500 m² de área construída, e também com a edificação simultânea de um laboratório - usina de processamento de soja, que produzirá leite, iogurte e pães, à base de extrato de soja; objetivando, pesquisas relativas ao combate à carências nutricionais de crianças, idosos, consumidores com incompatibilidade à lactose e portadores de AIDS. Os produtos desse laboratório-usina atenderão às comunidades carentes e escolas ou creches mantidas pela Prefeitura Municipal de São Vicente.

Para idealização das edificações e projeção da ocupação futura do terreno do Campus, a PROEX promoveu, junto com a direção da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Bauru, um concurso de Ante-Projetos, do qual participaram voluntariamente alunos e professores daquela unidade da UNESP. Os resultados desses trabalhos serão apresentados e servirão de base para as edificações a serem executadas, ainda em 2001, pela Prefeitura Municipal de São Vicente.

A criação do "Campus de São Vicente" marca históricamente a implantação definitiva da "Universidade Pública" na região litorânea do Estado de São Paulo, vindo a beneficiar dezenas de Munícipios que até então não dispunham de ensino superior gratuito em sua região.

A PROEX/UNESP tem atuado ativamente na criação do novo Campus, tanto pela presença efetiva de seus representantes como pela promoção de cursos de extensão e de atividades extensionistas ligadas ao mesmo, entre os quais destacam-se o recém realizado "Curso sobre Acidentes com Animais Peçonhentos" promovido pela PROEX e ministrado pela equipe do CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) e do atual "Concurso de Ante-Projetos Arquitetônicos", também promovido pela PROEX e dirigido pela equipe da FAAC (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações).

Entre as diversas expectativas de atuação do novo Campus Universitário, podemos destacar também parcerias já em estudo, com o Ministério da Marinha, com ONGs interessadas no manejo e preservação ambiental da orla marítima, com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e muitas outras entidades e Universidades que já manifestaram seu interesse em colaborar com a UNESP, para edificar naquela Unidade um grande polo de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cabe destaque nesse sentido, a oferta formal da Reitoria da USP, de locação do "Navio Oceanográfico - Professor Besnard" para uso em viagens e pesquisas conjuntas.

São Paulo, 21 de junho de 2001.

Álbum de fotos do novo câmpus!

Fotos dos membros da Comissão Especial para Elaboração do Projeto Pedagógico do Câmpus de São Vicente