IFT-São Paulo prepara congresso de física teórica

Por João Paulo Costa do Nascimento

IlustraçãoComo todos os anos, o Instituto de Física Teórica da Unesp (IFT), campus de São Paulo, está organizando o Congresso "Paulo Leal Ferreira de Física Teórica", que contará com a participação do seu fundador, professor Valdir Casaca Aguilera-Navarro (Unicentro - PR), um dos primeiros estudantes de pós-graduação do instituto, e de Pedro Oliveira (FFLCH-USP, historiador e também ex-aluno do IFT).

O "Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica", que é destinado aos profissionais da área e tem por objetivo discutir as questões relacionadas à Física Teórica no Brasil e no mundo, ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro e as inscrições para as comunicações de quinze minutos estão abertas e podem ser feitas através do e-mail do evento: congresso@ift.unesp.br.

Este evento surgiu em 1977, pouco tempo após a implantação do curso de pós-graduação no Instituto de Física Teórica (IFT) , surgia o então " Congresso de Estudantes de Física Teórica", carinhosamente chamado "Congressinho".

Criado pelos alunos e por um membro da Comissão de Pós-Graduação da época, o prof Valdir Aguilera-Navarro, o Congressinho acontecia com a finalidade de que os pós-graduandos apresentassem no próprio IFT seus trabalhos científicos, como uma forma de se exercitarem para congressos oficiais. Até 1985, o apoio financeiro ao evento foi exclusivo da Fundação IFT. Em 1986. a CAPES foi seu primeiro financiador externo seguido da FUNDUNESP, PROEX-UNESP, CAC-UNESP e IBM.

No ano de 1994, a Comissão Organizadora rebatizou o Congressinho com o nome de "Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica" como uma homena gem a um dos professores fundadores do IFT e o primeiro diretor brasileiro do instituto. Assim , o Congresso segue até hoje completando 25 anos de existência 2002. O congresso ocorre em 3 dias , no segundo semestre organizado por uma comissão eleita pelos alunos. No congresso acontecem aulas de 1 hora de professores nacionais e extrangeiros e depois os alunos apresentam seus trabalhos.

No final do último dia, realiza-se uma mesa redonda e encerra-se com um cocktail e uma atividade artística tradicionalmente vinda do Instituto de Artes da UNESP. Dentre os muitos fatores que tornam estr congresso um evento de importância, está o fato de ele ser educativo não só no quesito treinar um bom conferencista mas também de forma a proporcionar aos estudantes uma experiência em organização e gerenciamento de eventos científicos e conferências, pois são os próprios alunos que solicitam apoio das agências financiadoras como FAPESP, PROAP, FUNDUNESP, BANESPA e BANCO REAL para financiar a vinda de professores e alunos de outras localidades.

Hoje, muito do público do "Congresso Paulo Leal Ferreira de Física Teórica" é proveniente de fora do estado de São Paulo. Este intercâmbio, como nos escreve o professor Aguilera Navarro, "é altamente benéfico, tanto do ponto de vista da formação do estudantecomo da informação divessificada que o evento passa a receber".


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas