Encontro de Comunicação foi destaque em Bauru

Por Rodrigo Bruschi Scanavachi

IlustraçãoO "Encontro de Comunicação: Linguagens em Interação", promovido pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações da (FAAC) da UNESP foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de maio nas dependências da Unesp câmpus de Bauru, se mostrou de grande importância para os interessados em comunicação em geral, e obteve grande êxito entre os participantes.

Durante o encontro, vários temas foram debatidos, situando os estudantes de comunicação na era moderna em que a comunicação social se encontra.

Em relação aos grupos de discussão, alguns foram de extrema importância. O Grupo de Discussão (GD) Semiótica e Discursos Sincréticos convidou todos a entrar num novo universo de significação - o da análise semiótica. "Precisamos exercitar essa nova visão de mundo", garante o Prof. Dr. Adenil Alfeu Domingos, coordenador do grupo.

O grupo que debateu "Os Desafios da Produção Editorial Impressa", contou com a participação de profissionais de Bauru e professores do Departamento de Comunicação Social (FAAC), e tratou, entre outras coisas, do futuro da mídia impressa.

No debate "Simbologia Organizacional", foi discutido principalmente a questão dos símbolos e representações em empresas e organizações em geral. O grupo "Convergência Tecnológica e Linguagens no Rádio" abordou de temas como linguagem radiofônica, locução, novas tecnologias e Internet.

Já no "Propaganda, Publicidade e Marketing", foram debatidos temas como os novos conceitos do marketing e da propaganda. Outro grupo de discussão que se destacou foi o "Mídia e Esporte", debatendo temas como as novas relações entre esporte/cobertura midiática, e contando com a presença de grandes profissionais da área, como o jornalista Samuel Ferro, da TV Prevê.

Outros grandes destaques ficaram por conta das palestras realizadas durante o evento. A discussão sobre "O Visual e o Subliminar nas Linguagens Midiáticas", que contou com palestrantes do gabarito do Prof. Dr. Flávio Mário de Alcântara Calazans (IA-Unesp) e do Prof. Dr. Francisco Homem de Melo (FAU-USP), teve recorde de público.

Na sua apresentação, Calazans afirmou que há mensagens subliminares em propagandas de carros, capas de revistas e até em campanhas eleitorais, e mostrou vários exemplos sobre o assunto. Já Francisco de Melo apresentou parte do projeto "Brasil + 500 - Mostra do Redescobrimento", realizada em 2000, onde atuou como coordenador da comunicação visual.

Em resumo, o evento mostrou como é importante a ocorrência periódica de encontros dessa natureza, com objetivos instrutivos, reflexivos e altamente profissionais. "Eventos como esse renovam nossa energia para encarar os obstáculos da nossa área. Além disso, podemos aprender muito com profissionais qualificados que já passaram o que nós estamos passando", afirma Leandro Fontes, estudante de Comunicação Social.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas