Unesp-Unati completa um ano de institucionalização e promove
encontro sobre "Compromisso da Universidade com a 3ª Idade"

Por Thiago Nassa

Coral da FHDSS-Franca abre evento do Núcleo UNESP-UNATINa primeira semana de maio, a Universidade Aberta para Terceira Idade da Unesp (Unesp-Unati) completou um ano de institucionalização do programa. Para comemorar a data, os coordenadores do Unati promoveram um encontro reflexivo que discutiu o "Compromisso da universidade com a terceira idade", realizado no dia 5 de maio, na Sala do Conselho Universitário da Reitoria da Unesp, em São Paulo.

O grande destaque do evento foi o professor doutor Renato Veras, docente da Universidade Estadual do Rio Janeiro e pioneiro em universidade para terceira idade. Veras proferiu uma palestra sobre os idosos no Brasil e o papel das universidades neste contexto.

"Quando falamos em terceira idade, falamos também em promoção da qualidade de vida. Dentro deste aspecto, temos de levar em conta um fenômeno mundial que aponta um crescimento acelerado na população idosa no planeta. Para se ter uma idéia, em 1950 os idosos somavam 2 milhões de pessoas no mundo. Em 200, este número está na casa dos 15 milhões. E a previsão para 2020 é que tenhamos mais de 32 milhões de idosos", explica Veras.

"Portanto, é preciso desenvolver políticas com criatividade que atendam à crescente demanda desta parcela grande da população. O gestor público deve planejar investimentos neste setor, já que o crescimento da população idosa afeta todos os segmentos da economia. A idéia básica é promover políticas que garantam a capacidade funcional e as habilidades físicas e mentais destas pessoas", completou.

Mais de 100 pessoas compareceram ao eventoAlém do professor Veras, participaram do encontro o Reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, o Pró-Reitor de Extensão universitária, Benedito Barraviera, os assessores, os diretores e vice, docentes em geral, alunos e servidores, bem como autoridades do eixo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro que atuam com a terceira idade em outras instituições de ensino superior.

"Na verdade o Núcleo Unesp-Unati já desenvolve atividades em dos 16 campus da universidade há oito anos. E este evento, que marca um ano de institucionalização, ou seja, de oficialização, será um marco na história do Unati, pois a idéia é selar um compromisso ainda maior de toda a universidade e comunidade", afirma a professora Victalina Maria Pereira Di Gianni, coordenadora geral do Núcleo Unesp-Unati.

"O próximo passo é ampliar e consolidar toda a estrutura do Núcleo Unesp-Unati, agregando os 5 câmpus que faltam. Além disso, pretendemos transformar o núcleo em uma unidade orçamentária", revela.

O encontro contou ainda com a participação do Coral da Unati do câmpus de Franca, com a apresentação do Grupo Teatral do Instituto de Artes da Unesp, com a aula de alongamento do professor doutor Sebastião Gobbi (coord. Local do Núcleo Unesp-Unati de Rio Claro) e com a apresentação do Coral da Unesp.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas