Unesp integra Campanha do Agasalho
e reúne toda comunidade acadêmica

Por Thiago Nassa

Maria Lúcia Alckmin e Profa. Dra. Cleide Enoir Petean TrindadeA Unesp, por meio do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), acaba de anunciar o ingresso na Campanha do Agasalho 2002. Para tanto, uma comissão, composta por dez membros e coordenada pela professora Cleide Enoir Petean Trindade, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu e da Proex, foi criada para elaborar o programa de arrecadação dentro da universidade - um trabalho que já vem sendo desenvolvido.

A Campanha do Agasalho de 2002 foi lançada oficialmente no final de abril, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em cerimônia presidida pela primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin. Na ocasião, Maria Lúcia, que é a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), destacou a necessidade de atingir, da melhor maneira possível, os 645 municípios paulistas. "Queremos atender o maior número de pessoas que necessitam do nosso amor e de nossa solidariedade", disse Maria Lúcia.

Este ano, o lema da Campanha é "Abra seu coração e algumas gavetas". A primeira-dama convidou todos os órgãos públicos e autarquias ligados ao governo estadual a ajudarem nessa tarefa. "A participação da Unesp na Campanha reflete o papel social que a universidade possui, já que nossa missão não é só formar profissionais para a sociedade, mas também promover a cidadania plena no Estado de São Paulo e, conseqüentemente, no País", comenta a professora Cleide.

A docente ressalta ainda que a Unesp pode contribuir muito para a Campanha, já que a instituição possui 16 câmpus universitários, espalhados pelo Interior e Litoral Paulista. "Como temos um grande estrutura, com cerca de 35 mil alunos, 3,5 mil docentes e 7 mil funcionários, a expectativa de arrecadação é a melhor possível, pois tenho percebido que a comunidade unespiana está entusiasmada em participar deste importante projeto", aponta.

As peças arrecadadas pela Unesp, segundo a professora, serão entregues nos Fundos Sociais Municipais. "Esta é a primeira vez que participamos, como instituição, nesta Campanha. E este foi apenas o ponto de partida para a criação de uma comissão permanente que atue em programas sociais, não só na Campanha do Agasalho, mas em quaisquer projetos de cunho social", informa.

No ano passado, a Campanha do Agasalho doou 450 mil peças de roupas, beneficiando 500 entidades da capital e 360 municípios. A meta para 2002 é dobrar essa arrecadação. Para isso, o Fussesp já conta com 7 mil postos coletores no Estado. A campanha se estenderá até o dia 25 de junho. A Unesp, por sua vez, terá pontos de arrecadação em todas as suas unidades, com início previsto para o dia 20 de maio. As doações serão recebidas em espécie (roupas), que deverão ser colocadas nas caixas espalhadas pelos câmpus.

Os unespianos interessados em participar da Campanha do Agasalho devem procurar o local de arrecadação de sua unidade ou entrar em contato com a equipe local incumbida de tal tarefa (veja nomes abaixo).


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas