IQ foi palco de apresentação de grandes teses e conferências

Por Luciana Massi

Vista frontal do IQ-UNESPA última semana de abril foi um grande destaque no Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara. Entre conferências, palestras e defesas de teses e dissertações, praticamente todos os departamentos do instituto deram a sua contribuição num encontro geral promovido pela administração acadêmica.

O intuito é oferecer os alunos opções de escolha para ter um ambiente científico profícuo e um contato mais profundo com os departamentos de Bioquímica, Físico-Química, Geral e Inorgânica e Orgânica.

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia ficou responsável pela abertura do encontro, quando teve início a defesa da dissertação de mestrado da aluna Elaine Cristina de Freitas, orientada pelo Prof. Dr. Paulo Inácio da Costa da Costa, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara. A dissertação discorreu sobre a "Variabilidade genética do gene 16S e região intergênica 16S-23S em linhagens de Xylella fastidiosa e Xanthomonas spp".

A aluna estudou dois gêneros bacterianos, Xylella e Xanthomonas, mais especificamente a região gênica, ribossomal 16S e espaçadora DNAr16S-23S, aonde percebeu-se que havia uma maior diferenciação entre os indivíduos, as espécies de Xanthomonas e as linhagens de Xylella fastidiosa. Com uma análise por digestão com enzimas de restrição dessas regiões e de sequênciamento de DNA, conseguiu-se não só observar diversidade genética entre o genoma dos indivíduos, mas também identificar as bactérias.

Concluiu-se que essa região do genoma é importante para a diferenciação bacteriana, porque ela diferenciou os gêneros e espécies das referidas bactérias. Essas linhagens de bactérias, Xanthomonas, causam cancro cítrico nos pomares de laranja e de Xylellas causam CVC (conhecido como amarelinho) em plantas cítricas, resultando em enormes prejuízos financeiros. Essas duas doenças bacterianas atacam árvores cítricas e várias outras plantas, tais como videiras, ameixeiras e amoreiras.

Ampliação de imagens - colônia de bactériasIsso é preocupante, pois no Brasil, citros têm um impacto econômico muito grande, uma vez que são culturas que têm grande comercialização, não só na forma de frutas in-natura, mas também na forma de suco concentrado. Essas duas bactérias causam redução de safra, por infectar e diminuir a produção das árvores.

Além da defesa da dissertação de mestrado, o departamento de Bioquímica também promoveu o Seminário-Geral em Biotecnologia, realizado no Anfiteatro Central do IQ, sobre "Cristalografia de proteínas: uma importante ferramenta biotecnológica", que foi apresentado pela Profa. Dra. Maria Cristina Nonato, USP/São Carlos.

Ao departamento de Físico-Química coube a defesa da tese de doutorado do candidato Goran Brankovíc, orientado pelo Prof. Dr. José Arana Varela. O título de sua tese é "Fenômenos de contorno de grão em cerâmica à base de SnO2", e ela se divide em duas partes principais, onde a parte experimental consiste numa investigação da influência dos íons metálicos dopantes (Co2+, Cr3+ ou Nb5+) na microestructura e especialmente nas propriedades elétricas de cerâmicas à base de SnO2.

A segunda parte da tese desenvolveu um novo método para a obtenção da cerâmica, chamado de decomposição e evaporação das soluções e suspensões, que possibilita a otimização da composição química da cerâmica baseada nas propriedades elétricas da mesma.

Após 30 minutos do início da defesa da tese, o Auditório da Biblioteca foi palco do Seminário Geral de Pós-Graduação, que contou com a contribuição do departamento de Química Geral e Inorgânica. O doutorando Anderson Martinez Santana, orientado pelo Prof. Dr. Antonio Eduardo Mauro, escolheu a temática dos metalomesogênios, para introduzir noções básicas sobre as características, composição e aplicação.

Simultaneamente o departamento de Orgânica foi o responsável por uma parte da disciplina IPC (Iniciação à Pesquisa Científica), apresentada na forma de conferências/palestras, que são as Conferências de IPC, onde os departamentos indicam nomes de pesquisadores para apresentarem conferências a respeito de temas e assuntos de interesse para os alunos de graduação.

Estas palestras são obrigatórias aos alunos do último ano do bacharelado. A Conferência teve como título "Biodiversidade das Regiões de Cerrado e Mata-Atlântica do Estado de São Paulo", e foi proferida pela doutoranda de pós-graduação Lidilhone Hamerski, e pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Francischini de Oliveira. A temática envolve idéias sobre as plantas superiores como fonte para novas drogas, pois são estimadas entre 250 mil a 500 mil espécies de plantas superiores, e, desta fabulosa quantidade, apenas uma pequena porcentagem foi investigada sobre o aspecto químico.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas