Ilustre professor italiano coordena conferência na FFC-Marília

Por Luciana de Mari

Livro do prof. Algo AgostiA Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (FFC), câmpus de Marília, contou, na segunda quinzena do mês de maio, com a presença de Aldo Agosti, professor de História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Turim, na Itália. Em sua passagem pela FFC, ministrou a meia-disciplina de pós-graduação em Ciências Sociais e a conferência "A Internacional Comunista e a Esquerda Européia Contemporânea".

O professor Agosti é um dos mais notados especialistas na história dos Movimentos Socialistas e Comunistas, tanto em seu país (Itália) quanto em nível internacional. Agosti se formou em Direito e teve seu envolvimento com a história pela disciplina que havia em seu curso, que se chamava Histórias das Doutrinas Políticas, em que se graduou concretamente.

Desde então, há cerca de 35 anos, sempre se dedicou e se dedica à História. Teve como objeto de estudo inicial, no período em que cursava a universidade, um importante líder da esquerda socialista italiana. A partir desde período até os tempos atuais, sempre se ocupou da história, do socialismo e do comunismo internacional e italiano.

Como pesquisador, escreveu vários livros sobre o assunto que estuda a um considerado tempo. Contudo, um em especial, o mais falado nas aulas da pós-graduação, sua tradução está passando por acordos com editoras brasileiras- Bandeire Rosse (Bandeiras Vermelhas), que, em suma, traça os perfis históricos dos muitos comunismos europeus e de grandes diferenças entre si. O comunismo do poder, de oposição, de ditadura, de movimentos sociais/coletivos, de liberação e emancipação são exemplos destas características.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas