Cultura e lazer ao alcance de todos

Por Luciana Massi
O PET, Programa Especial de Treinamento, ligado ao Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara, é um grupo formado por 12 alunos, que desenvolvem suas atividades sob a supervisão de um tutor, recebendo para isto bolsa MEC/SESU. O ingresso no Grupo é feito através de processo de seleção realizado anualmente, geralmente no início de cada ano, para alunos que estarão freqüentando o segundo ano do curso de Bacharelado.

Para o ingresso e permanência no Grupo, o aluno não pode ter nenhuma reprovação em seu curso de graduação. Ao tutor do Grupo, atualmente o Prof. Dr. Luiz Antonio Andrade de Oliveira, cabe supervisionar e orientar as atividades dos bolsistas.

Anualmente o Grupo elabora um Plano de Atividades, visando inicialmente o aprimoramento dos bolsistas através de atividades extra-curriculares, como leitura e discussão de livros de livre escolha do Grupo.

Além disso, promove a realização de seminários, estudos de línguas, estágios nos departamentos, visitas a indústrias etc. Sempre que possível, o Grupo procura estender os resultados dessas experiências para toda a comunidade do Instituto de Química, através de atividades como programa de experimentos (realizados nas salas de aula dos primeiros anos do curso de química e de farmácia); sessão de cinema (cine-PET), que apresentada uma vez por mês; e atuação junto ao Projeto PROENQ, visando colocar conteúdos das disciplinas à disposição dos alunos na Intranet; organização de visitas a indústrias,etc.

O Cine-PET, em especial, visa o oferecimento de um espaço de cultura geral e entretenimento aos alunos do Instituto de Química, normalmente fortemente envolvidos com os problemas diários de seus cursos. Inicialmente, o cine-PET era desenvolvido em conjunto com os outros Grupos PET do Campus de Araraquara, num total de oito, sendo privilegiados filmes fora do circuito comercial, e as sessões realizadas num dos anfiteatros do Campus. Após cada apresentação, há uma discussão sobre o tema abordado no filme.

Devido à baixa freqüência desde o ano passado, o Cine-PET vem sendo exibido dentro dos limites do IQ. Na programação, tem-se procurado mesclar filmes de entretenimento com outros intermediários, entre os puramente comerciais e os filmes de arte. Esses filmes são escolhidos pelos próprios alunos do IQ. Mesmo assim, a freqüência continua sendo baixa - em média 7 alunos por sessão -, um público pequeno em relação às expectativas dos participantes do PET.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas