Educação
sem fronteiras
|
||||||
|
||||||
|
Carmem
Maria Casquel Monti Juliani é docente do Departamento de Enfermagem
da Faculdade de Medicina
da Unesp, câmpus de Botucatu (FMB), e responsável pelo
curso a distância de Formação
Pedagógica em Educação Profissional, lançado
recentemente pela FMB. Em entrevista exclusiva ao Informativo Proex, a professora
Carmen Monti explica como será
ministrado o curso e fala sobre o ensino a distância na Unesp. Confira.
Informativo PROEX - Como está sendo elaborado o curso de formação pedagógica (a equipe, a grade curricular, as atividades programadas, a duração etc.)? Carmem Monti - Como o curso é a distância, não existe uma grade curricular, mas uma composição em módulos e núcleos. O Curso é composto por 3 núcleos centrais, o primeiro é denominado CONTEXTUAL, o segundo ESTRUTURAL e o terceiro INTEGRADOR. Dentro de cada núcleo são desenvolvidos os módulos (são 11 módulos para o Curso inteiro). A cada módulo o aluno envia tarefas para o seu respectivo tutor. Ao final do núcleo contextual, existe a Prova Presencial 1. Ao final do núcleo integrador, a Prova Presencial 2 e no núcleo integrador, no lugar da prova presencial, existem trabalhos práticos, seminários e um trabalho de conclusão do curso. Nesse núcleo integrador, é o tutor que se desloca até o local de prática pedagógica do aluno. É um curso de Formação Pedagógica, nível especialização e tem 660 horas. O Curso deverá ser desenvolvido em 11 meses, com flexibilidade máxima de até 12 meses para alunos que necessitarem de regulação da aprendizagem. Quanto à equipe do Núcleo Regional de Botucatu, temos 11 professores tutores, sendo que um deles (eu) acumula também a coordenação do Núcleo e uma secretária. Cada tutor orienta 32 alunos. IP - A quem se destina? Quantos inscritos têm para o primeiro curso? Qual é o perfil destes inscritos? CM - O curso destina-se a profissionais enfermeiros que ministram aula em escolas de formação de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do PROFAE. Portanto é pré-requisito que seja enfermeiro e que ministre aula em cursos técnicos. Temos 352 inscritos (que é nossa capacidade máxima, ou seja 11 tutores x 32), mas nossa demanda foi maior, pois transferimos cerca de 40 pessoas para o núcleo de Ribeirão Preto e ainda estamos com cerca de 20 alunos em lista de espera para o próximo oferecimento. IP - Fale das parcerias que vocês estabeleceram para ministrar o curso. CM - Fizemos parceria com o Ministério da Saúde e com a Escola Nacional de Saúde Pública, através da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). Também são nossos parceiros a FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) que está colaborando com 2 professores tutores e o IB (Instituto de Biociências) da UNESP, que também está colaborando com 2 professores tutores. A Faculdade de Medicina participa através do Departamento de Enfermagem, com interveniência da FAMESP (Fundação para o desenvolvimento Médico hospitalar). IP - Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de um curso não presencial? CM - Vantagens:
As desvantagens:
IP - Quais os diferencias do curso de pedagogia oferecido por vocês? CM - Algumas pessoas tendem a confundir esse curso com um Curso de Licenciatura, mas ele é mais que isso, é um Curso de Especialização com carga horária superior ao da Licenciatura, com um proposta pedagógica inovadora e cujo Projeto já está aprovado pelo MEC. Sua certificação será conjunta entre os parceiros Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Escola Nacional de Saúde Pública e a Universidade parceira local. |
|||||
|
||||||
Leia também: |
||||||
|
||||||
|
|
|
|
|
|
|