Educação sem fronteiras

Por Thiago Nassa
Professora Carmem Monti, coordenadora do curso a distância de Formação PedagógicaCarmem Maria Casquel Monti Juliani é docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu (FMB), e responsável pelo curso a distância de Formação Pedagógica em Educação Profissional, lançado recentemente pela FMB. Em entrevista exclusiva ao Informativo Proex, a professora Carmen Monti explica como será ministrado o curso e fala sobre o ensino a distância na Unesp. Confira.

Informativo PROEX - Como está sendo elaborado o curso de formação pedagógica (a equipe, a grade curricular, as atividades programadas, a duração etc.)?

Carmem Monti - Como o curso é a distância, não existe uma grade curricular, mas uma composição em módulos e núcleos. O Curso é composto por 3 núcleos centrais, o primeiro é denominado CONTEXTUAL, o segundo ESTRUTURAL e o terceiro INTEGRADOR.

Dentro de cada núcleo são desenvolvidos os módulos (são 11 módulos para o Curso inteiro). A cada módulo o aluno envia tarefas para o seu respectivo tutor. Ao final do núcleo contextual, existe a Prova Presencial 1. Ao final do núcleo integrador, a Prova Presencial 2 e no núcleo integrador, no lugar da prova presencial, existem trabalhos práticos, seminários e um trabalho de conclusão do curso.

Nesse núcleo integrador, é o tutor que se desloca até o local de prática pedagógica do aluno. É um curso de Formação Pedagógica, nível especialização e tem 660 horas. O Curso deverá ser desenvolvido em 11 meses, com flexibilidade máxima de até 12 meses para alunos que necessitarem de regulação da aprendizagem.

Quanto à equipe do Núcleo Regional de Botucatu, temos 11 professores tutores, sendo que um deles (eu) acumula também a coordenação do Núcleo e uma secretária. Cada tutor orienta 32 alunos.

IP - A quem se destina? Quantos inscritos têm para o primeiro curso? Qual é o perfil destes inscritos?

CM - O curso destina-se a profissionais enfermeiros que ministram aula em escolas de formação de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do PROFAE. Portanto é pré-requisito que seja enfermeiro e que ministre aula em cursos técnicos.

Temos 352 inscritos (que é nossa capacidade máxima, ou seja 11 tutores x 32), mas nossa demanda foi maior, pois transferimos cerca de 40 pessoas para o núcleo de Ribeirão Preto e ainda estamos com cerca de 20 alunos em lista de espera para o próximo oferecimento.

IP - Fale das parcerias que vocês estabeleceram para ministrar o curso.

CM - Fizemos parceria com o Ministério da Saúde e com a Escola Nacional de Saúde Pública, através da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz). Também são nossos parceiros a FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) que está colaborando com 2 professores tutores e o IB (Instituto de Biociências) da UNESP, que também está colaborando com 2 professores tutores.

A Faculdade de Medicina participa através do Departamento de Enfermagem, com interveniência da FAMESP (Fundação para o desenvolvimento Médico hospitalar).

IP - Na sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de um curso não presencial?

CM - Vantagens:

  • o aluno trabalhador organiza seu tempo de estudo de acordo com sua disponibilidade;
  • Você consegue atender um número grande de alunos, uma vez que não necessita de espaço físico para concentrá-los;
  • Você pode comunicar-se de diversas formas: correio convencional, eletrôncico, fax e telefone;
  • pensando no nível nacional, o projeto tem um alcance e penetração muito maior, pois está ocorrendo em todos os estados ao mesmo tempo, o que deve ser um diferencial importante em termos de impacto e resultados.

As desvantagens:

  • não ter o aluno tão próximo e a necessidade de documentar muito bem todas as comunicações estabelecidas com alunos e tutores, já que numa proposta a distância, estas são parte dos registros acadêmicos.
  • Também para nós está sendo uma experiência nova. Vemos mais vantagens que desvantagens, mas o tempo e as avaliações é que nos dirão. De toda forma estamos otimistas com as possibilidades...

IP - Quais os diferencias do curso de pedagogia oferecido por vocês?

CM - Algumas pessoas tendem a confundir esse curso com um Curso de Licenciatura, mas ele é mais que isso, é um Curso de Especialização com carga horária superior ao da Licenciatura, com um proposta pedagógica inovadora e cujo Projeto já está aprovado pelo MEC. Sua certificação será conjunta entre os parceiros Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Escola Nacional de Saúde Pública e a Universidade parceira local.


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