Faculdade de Medicina da UNESP oferece cursos a distância

Por Thiago Nassa
 

Logotipo do Núcleo de Ensino a Distância da UnespA Faculdade de Medicina da UNESP (FM), câmpus de Botucatu, está oferecendo dois cursos de especialização a distância na área de Enfermagem: o primeiro voltado para a imunização contra vírus, bactérias e toxinas; e o segundo, para formação pedagógica em educação profissional. A iniciativa faz parte do Programa de Ensino a Distância da Pró-Reitoria de Extensão da UNESP.

O curso da área de imunização, que teve início em abril, envolve uma parceria entre a UNESP e a Sociedade Brasileira e Imunizações. É coordenado pela docente Hilda de Godoy do Departamento de Enfermagem da FM/UNESP.

Com duração de 13 semanas e 50 vagas disponíveis, o curso tem um custo de R$160, referentes aos gastos com os materiais didáticos (uma apostila e dois CD-Roms, que são enviados para o aluno pelo correio).

O curso é aberto a profissionais ou estudantes de graduação das áreas de ciências da saúde de todo o País. "É um curso de atualização que fornece ao aluno fundamentos sobre os tipos de vacinação e imunização em geral, além do conhecimento específico sobre cada tipo de vacina que faz parte do Programa Nacional de Vacinação", explica a professora Hilda.

O outro curso, de formação pedagógica em educação profissional, é gratuito e destinado a profissionais que atuam como docentes nos cursos de Auxiliar de Enfermagem, vinculados ao Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) no Estado de São Paulo. Tem a duração de 11 meses e é coordenado pela docente Carmem Maria Casquel Monti Juliani do Departamento de Enfermagem da FM/UNESP.

O curso está com as vagas preenchidas para as turmas de 2002 - apenas a partir de 2003 serão abertas novas vagas. "O curso é resultado de uma parceria entre a UNESP e a Escola Nacional de Saúde Pública Oswaldo Cruz", explica a professora.

O curso de imunização é oferecido via on-line, no site http://www.fmb.unesp.br. Os tutores, que são professores da UNESP, corrigem as tarefas e tiram as dúvidas dos alunos usando o correio ou o mural eletrônico do site. O exame final é presencial, ou seja, o aluno deve realizar os testes na FM ou no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O de formação pedagógica é acompanhado pelo aluno por meio de apostilas enviadas via postal. São onze apostilas, correspondentes aos onze módulos do curso, que, embora não disponha de site, permite que o estudante envie por e-mail as tarefas ao seu tutor. São onze avaliações e um exame final presencial, feitos na FM/UNESP.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas