Comunidade acadêmica e autoridades
participam da aula inaugural do câmpus de São Vicente

Por Thiago Nassa

Hasteamento das bandeiras - aula inaugural de São VicenteFoi inaugurado no dia 4 de março o curso de Ciências Biológicas da UNESP, no novo câmpus de São Vicente. A aula inaugural foi proferida pelo capitão-de-mar-e-guerra Geraldo Gondin Joaçaba Filho, membro da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM), que fez uma exposição sobre a importância e o aproveitamento dos recursos oceânicos da costa brasileira e sobre as perspectivas de atuação dos futuros profissionais de Biologia Marinha.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do reitor da UNESP, José Carlos Souza Trindade, do secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Althenfelder, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, e do prefeito de São Vicente, Márcio França, entre outras autoridades políticas e acadêmicas.

O reitor da UNESP considerou a ocasião uma data histórica. "Afinal, é o primeiro curso de graduação público da primeira cidade do Brasil", lembrou Trindade. "Além disso, sacramentamos um modelo de parceria que tem tudo para render bons frutos, ou seja, a da universidade pública com Prefeitura e Governo do Estado."

O curso de Ciências Biológicas terá duas habilitações: Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. "Ainda falta concluirmos algumas obras, algo que será feito até abril, mas os alunos do primeiro ano já pode usufruir das instalações para ter aulas, usar laboratórios e biblioteca sem nenhuma dificuldade", explicou o coordenador do curso, o microbiologista Carlos Magalhães Lopes.

O câmpus do Litoral Paulista da UNESP existe, na verdade, há uma década, mas não chegou a oferecer nenhum curso de graduação. Para a concretização deste projeto, a Prefeitura de São Vicente colaborou com a construção de prédios para salas de aulas e laboratórios.

A Universidade entrou com a parte pedagógica e o Governo colaborou com verbas extra-orçamentárias. "Promover o desenvolvimento baseando-se na disseminação da educação é uma das prioridades do Governo do Estado. E a implantação deste curso traduz fielmente esta filosofia de trabalho", afirmou o secretário Althenfelder.

De acordo com o prefeito Márcio Márcio França, a UNESP foi corajosa em apostar na estruturação de um novo câmpus em um momento economicamente delicado para o País. "A partir deste exemplo, temos certeza que novos cursos serão implantados no campus. Este trabalho da Unesp despertará o interesse de outras universidades públicas em investir no litoral do Estado", declarou.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas