ISSN: 2359-3822
PROJETOS DE ESTÁGIO: RELATOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Resumo
A pretensão deste trabalho é relatar experiências vividas na disciplina Projetos de Estágio que poderia ser mais um exemplo de curso em que a prática profissional se insere na formação inicial de professores de Matemática, mas que na verdade é uma experiência muito mais proveitosa, já que concomitantemente a disciplina existe um curso de extensão que traz à sala de aula professores da Educação Básica e que com isso tornam esta conjunção uma troca de experiência rica entre a formação inicial e continuada de professores; entre teoria, prática como componente curricular e prática profissional; além de promover um maior dialogo entre Universidade e Educação Básica. A disciplina anual Projetos de Estágio é obrigatória para o curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP e oferecida conjuntamente com um curso de extensão destinado a professores da Educação Básica Pública. Durante as aulas quinzenais formam-se grupos de trabalho, alunos e professores, que desenvolvem um projeto a ser aplicado na(s) turma(s) do(s) professor(es) regente(s). Durante o primeiro semestre discutem-se temas como metodologia, didática, avaliação, etc. executam-se atividades diagnosticas a fim de aprimorar o projeto, e inicia-se a aplicação do projeto, cuja conclusão se dá no final do segundo semestre com a apresentação do projeto e seus resultados. As experiências presenciadas nos últimos quatro anos mostram o quão enriquecedora é essa conjunção para todos, tanto alunos que em sua formação inicial participam efetivamente desse primeiro contato anual com turma(s) da Educação Básica, como para professores que retornam à sala de aula universitária para desenvolver projetos de ensino. Palavras-Chave: Projetos. Formação Inicial e Continuada. Estágio.

David Pires Dias.

Para continuar lendo clique aqui ou faça o download do trabalho completo aqui.