UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2008 – Ano XXII – nº 237   ::   Suplemento   ::   Encarte Eleição

 
:: GERAL ::

Graduação
Alunos vão estudar em Portugal
Programa do Banco Santander distribui bolsas para quinze estudantes da Unesp selecionados

No dia 7 de agosto, 15 estudantes da Unesp participaram da solenidade de entrega das bolsas luso-brasileiras, uma iniciativa do Programa Santander Universidades Mobilidade Internacional, voltado para o aperfeiçoamento acadêmico. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções do Banco, na capital paulista.

As bolsas permitem que os contemplados estudem um semestre em universidades portuguesas. Em contrapartida, outros 15 alunos de instituições lusas cursam disciplinas na Unesp. Este é o segundo ano em que o Santander oferece 175 bolsas a estudantes dos dois países. “As universidades devem ter estratégias para ampliar as oportunidades para seus alunos”, disse o reitor Marcos Macari, na cerimônia. “Este programa possibilita isso.”

Do evento também participaram o presidente e o vice do grupo Santander Brasil, Fabio Barbosa e José Paiva Neto, respectivamente; o executivo responsável pelo Programa Santander Universidades, Jamil Hannouche; o cônsul-geral de Portugal, José Guilherme Queiróz de Ataíde; e os reitores Suely Vilela, da USP; José Antônio Jorge, da Unicamp; e Amaro Henrique Pessoa Lins, da Federal de Pernambuco.

Em 2008, cerca de 150 alunos da Unesp disputaram as 15 vagas. Para a seleção, segundo a assessora-chefe da Assessoria de Relações Exteriores (Arex), Elisabeth Criscuolo Urbinati, responsável pela gestão do Programa de Mobilidade Internacional, foram adotados critérios de desempenho acadêmico, como obtenção de notas acima de 7 em todas as disciplinas.

A aluna Cristiane Castilho Zacarias, do quarto ano de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia, câmpus de Ilha Solteira, irá para a Universidade do Porto, onde freqüentará quatro disciplinas. “Pretendo observar e aprender o que eles têm de melhor para compartilhar com minha unidade e meus colegas”, enfatiza.

Para saber mais sobre outros programas consulte: http://www.unesp.br/arex

Daniel Patire


 
  ACI