UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2008 – Ano XXII – nº 237   ::   Suplemento   ::   Encarte Eleição

 
:: ENSINO ::

Graduação
Unesp se destaca no Enade
Universidade é a única do país que obteve nota máxima em seis cursos no exame do MEC

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação divulgou, dia 6 de agosto, o resultado do CPC (Conceito Preliminar de Curso), aplicado a alunos de 16 carreiras nas áreas de Ciências Biológicas e Humanidades (veja quadro ao lado). Os conceitos utilizados vão de 1 a 5. A Unesp, que teve 27 cursos avaliados, conquistou conceitos 4 e 5 em 19 deles, sendo a única universidade do País a ter nota máxima em seis cursos.

Os cursos da Unesp que obtiveram notas máximas no novo conceito foram Agronomia, da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Ilha Solteira; Educação Física, da Faculdade de Ciências (FC), câmpus de Bauru; Enfermagem, da Faculdade de Medicina (FM), câmpus de Botucatu; Medicina Veterinária, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal; Odontologia, da Faculdade de Odondologia (FO), câmpus de Araçatuba; e Faculdade de Odontologia (FO), câmpus de Araraquara.

“Esse ótimo resultado da Universidade reflete o trabalho sistemático de nossas coordenações de cursos e também a qualificação de nossos profissionais”, analisa Sheila Zambello de Pinho, pró-reitora de Graduação. “Os cursos que não tiveram conceito ótimo ou bom foram aqueles nos quais provavelmente houve resistência, por parte de um número expressivo de alunos, em participar dessa avaliação.”

A pró-reitora também afirmou que avaliará os cursos de Medicina Veterinária, da FO de Araçatuba, e o de Biomedicina, do Instituto de Biociências, câmpus de Botucatu. “Esses dois cursos tiveram boas notas em outros critérios de avaliação, porém, na lista divulgada pelo Inep, eles aparecem sem conceito”, enfatiza.

Resistência dos alunos – O único curso da Universidade que recebeu o conceito 2 foi o de Educação Física, do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Rio Claro. Segundo a coordenadora Camila Coelho Greco, isso pode ter sido motivado pela recusa de muitos estudantes em participar dos exames. “Faremos uma reunião entre os docentes do curso para analisar os dados. Em princípio, seguindo a premissa dos anos anteriores, o principal fator da nota é o boicote dos estudantes. Porém avaliaremos se há outros fatores e discutiremos melhorias”, comenta. “Acredito que temos condições para receber o conceito 4 ou 5.”

Participaram do Enade alunos do primeiro e do último ano dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Das três universidades estaduais paulistas, a Unesp foi a única a participar do Enade. USP e Unicamp decidiram não aderir à avaliação do MEC. Para Sheila, a Universidade acerta quando participa do Enade. “O exame nos possibilita uma posição de nossos cursos frente a outros do País. Além disso, os Conselhos de Curso podem medir o conteúdo do Exame e, se for o caso, pedir uma reestruturação curricular ou outras ações para a melhoria do curso”, afirma.

A função do Conceito Preliminar de Curso

Implantado neste ano, o CPC (Conceito Preliminar de Curso) tem como objetivo avaliar as instituições de educação superior do País. Ele é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados do desempenho de estudantes e da avaliação de itens como infra-estrutura das instituições, instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

O CPC servirá como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação pelo Ministério da Educação. Cursos com conceito 3 são aqueles que atendem aos critérios de qualidade para funcionarem, assim como os cursos com conceito 5 são considerados de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. Os cursos que obtiverem conceito 5 também serão encaminhados à secretaria competente para expedição da portaria de renovação de reconhecimento.

Desenvolvido pelo Inep, o conceito preliminar compõe o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Entre as 27 carreiras avaliadas pelo Enade, 70% dos cursos obtiveram conceito 5 e 4; 3,7% atingiram conceito 3; 3,7% receberam conceito 2; e 22% ficaram sem conceito no CPC.

Danilo Koga

Acesse a lista do Enade: http://www.inep.gov.br/download/enade/2007/tab_enade_2007.xls

 

 
  ACI