UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2008 – Ano XXII – nº 237   ::   Suplemento   ::   Encarte Eleição

 
:: GERAL ::

LISTA DE CONTATOS
Em julho, foram captados dados sobre mais de 300 alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) de Araraquara para a realização do projeto Lista de Contatos. O projeto tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre alunos e ex-alunos e facilitar o contato entre eles. A idealização foi do estudante de graduação José André Ferreira de Castro, que utilizou a ferramenta Google Spreadsheets para montar um formulário e enviar para seus contatos. Informações: joseafcastro@yahoo.com.br (José Ferreira de Castro, bolsista Unesp/Universia/FCL/Araraquara)

BOLETIM ELETRÔNICO
O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, publicou a primeira edição do boletim eletrônico Info Unesp Rio Preto. Produzido pela assessoria de imprensa do Ibilce, o veículo traz informações sobre fatos relacionados à instituição, além de divulgar eventos e apresentar notícias publicadas sobre o Instituto na mídia. Quinzenais, as edições do boletim ficam disponíveis no endereço www.ibilce.unesp.br/boletim. Interessados em receber o material por e-mail devem escrever para imprensa@ibilce.unesp.br (Ligya Aliberti)

LÍNGUA ITALIANA
A Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do câmpus de Assis, promoveu, entre 19 e 21 de agosto, o III Encontro de Língua Italiana, que homenageou o escritor e intelectual italiano Ignazio Silone, falecido há 30 anos. O evento teve o apoio do Centro Ítalo-Luso-Brasileiro de Estudos Lingüísticos e Culturais (Cilbelc) da unidade. O encontro, organizado pela docente Patrícia Peterle, apresentou ainda uma mostra de fotografias com material do Archivio del Centro Studi Ignazio Silone. Informações: cilbelc@assis.unesp.br e www.assis.unesp.br/cilbelc/hist.htm (Emanuel Ângelo Nascimento, bolsista Unesp/Universia/FCL/Assis)

MACHADO DE ASSIS
O Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do câmpus de Araraquara está promovendo o curso de extensão “A obra de Machado de Assis”, que ocorre de 3 de setembro a 5 de novembro, às quartas-feiras, das 14 h às 17 h, no Anfiteatro A da FCL. Informações: saepe@fclar.unesp.br ou pelo telefone (16) 3301-6281. (Shirley Romera dos Santos, bolsista Unesp/Universia/FCL/Araraquara)


AVICULTURA
Ibiara C. de L. Almeida Paz, professora voluntária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), câmpus de Botucatu, recebeu o Prêmio José Maria Lamas da Silva, na Conferência da Associação Brasileira de Produtores de Pinto de Corte (Apinco) 2008, o maior evento da avicultura no Brasil, realizada em Santos, SP, em maio. Ela apresentou o trabalho Avaliação da Degeneração Femoral e Bem-Estar em Frangos de Corte, que teve a colaboração da equipe coordenada pelo docente Ariel Antonio Mendes, da FMVZ, e foi realizado em conjunto com Irenilza de Alencar Nääs, da Unicamp. (Rafael Fernando dos Santos, bolsista Unesp/Universia/FMVZ/Botucatu)

ESTÁGIO
Entre os dias 23 e 24 de junho, a terceira turma do curso de Administração da Unesp de Tupã apresentou os relatórios referentes ao Estágio Supervisionado Obrigatório, realizado no primeiro semestre de 2008. Foram mostrados 34 trabalhos, avaliados por quatro bancas simultâneas. “Por meio do estágio, houve uma complementação das teorias abordadas em sala de aula”, ressalta Juliana Magnabosco Ribeiro, que realizou estágio na empresa Banda 1000 Ressolagem de Pneus Ltda. (Ana Eliza Pimenta Moreira, bolsista Unesp/Universia/Tupã)

MADEIRA
Em julho, os alunos César Augusto Galvão de Morais, Cleverson Pinheiro, Gabriel Fernando Antunes Passerotti e Rafael Diogo Vasconcellos, da segunda turma do curso de Engenharia Industrial Madeireira da Unesp de Itapeva, realizaram pesquisas com painéis no Laboratório de Processamento de Madeira da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Bauru. As atividades envolveram o estudo de painéis à base de madeira laminados e particulados, utilizando um novo tipo de adesivo, para depois se caracterizar as suas propriedades físico-mecânicas. (Gabriel Fernando Antunes Passerotti, bolsista Unesp/Universia/Itapeva)

EX-ALUNOS
Está em funcionamento o endereço eletrônico da ExAFEB – Associação dos Ex-Alunos da Faculdade de Engenharia (FE) de Bauru. Fundada em 1999, a entidade promove a articulação e o aprimoramento científico de profissionais da área. Hoje com 200 integrantes, a ExAFEB constitui-se como alternativa de comunicação entre a FE e seus ex-alunos, promovendo cursos de especialização e atualização profissional, nas mais diversas áreas da Engenharia Elétrica, de Produção, Civil e Mecânica. Informações: http://www.exafeb.feb.unesp.br/.eletrônico (Aline Patrícia Machado, bolsista Unesp/Universia/FE/Bauru)

 
  ACI