UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2008 – Ano XXII – nº 237   ::   Suplemento   ::   Encarte Eleição

 
:: DOCENTES ::

Agronomia
Professores recebem medalha de associação

Os engenheiros agrônomos Edivaldo Domingues Velini, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, e Geraldo Papa, da Faculdade de Engenharia (FE), câmpus de Ilha Solteira, foram homenageados com a medalha Fernando Costa nas modalidades Pesquisa e Ensino, respectivamente, por suas destacadas atuações na área de Agronomia. A medalha foi conferida pela Aeasp (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo), em 14 de julho, em São Paulo (SP).

A homenagem ocorreu durante a solenidade da Noite Deusa Ceres – considerada pela mitologia romana a divindade da agricultura –, realizada há 32 anos. “Tanto pessoal como profissionalmente, a homenagem é gratificante e funciona como fator motivador para continuar trabalhando com idealismo em prol do ensino da Entomologia dentro da área de Agronomia”, diz Papa.

A definição do homenageado é realizada por meio de votação entre os membros do conselho da associação, a partir da avaliação das atividades desenvolvidas durante toda a carreira, mas com ênfase nos trabalhos realizados no ano anterior à cerimônia.

“A escolha foi baseada em minhas palestras técnicas, nacionais e internacionais, onde relato resultados e experimentos desenvolvidos em Ilha Solteira”, explica Papa. “Posteriormente, as pesquisas são aplicadas em situações ocorridas com agricultores que visito com freqüência.”

Um dos principais focos da homenagem a Velini foi o elevado número de orientados na área. “Orientei trinta dissertações de mestrado e trinta e cinco teses de doutorado”, enfatiza o docente da FCA. “Além de a mim, a homenagem enaltece a Unesp, pois o prêmio foi disputado por diversos cientistas especializados no assunto.”

Renato Coelho

 
  ACI