UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2008 – Ano XXII – nº 237   ::   Suplemento   ::   Encarte Eleição

 
:: INTERNACIONAL ::

Cooperação
Unesp e universidade do Japão firmam acordo
Instituições definirão programas de intercâmbio de alunos e professores

O reitor Marcos Macari e Joji Kamioka, vice-reitor da Universidade Hakuoh, no Japão, assinaram o Acordo de Cooperação Internacional de Desenvolvimento Mútuo, com o intuito de internacionalizar os câmpus das instituições. A reunião aconteceu no dia 19 de junho, na Reitoria da Unesp.

O acordo prevê o estabelecimento de programas de intercâmbio de alunos e professores, em diferentes áreas do conhecimento. “Com a parceria, esperamos desenvolver projetos conjuntos em Educação Física e áreas afins”, disse Macari. “Também queremos introduzir novos esportes nos jogos Interunesp.”

A aproximação entre as universidades foi promovida pelo secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva. Em viagem ao Japão, o secretário conversou com os dirigentes de Hakuoh, que demonstraram interesse em ter estudantes brasileiros. “Ao chegar ao Brasil, procurei o professor Macari para apresentar o interesse da universidade japonesa em fazer o intercâmbio. De imediato, ele aceitou”, disse Silva.

A Universidade de Hakuoh forma e prepara atletas nos esportes olímpicos e no beisebol. “Em nossos câmpus, temos estudantes de 45 países, como Paquistão, Estados Unidos. Do Brasil, são dez, sendo nove jogadores de beisebol”, explicou Kamioka.

Daniel Patire

 
  ACI