UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Novembro/2007 – Ano XXI – nº 228   ::   Suplemento [Voltar]
 
:: GERAL ::

Divulgação científica
Ciência na UNESP apóia 29 novos projetos
Iniciativas recebem bolsas para alunos e verba para compra de materiais por um período de dois anos

O Programa Permanente de Divulgação da Ciência na UNESP, ou Ciência na UNESP, coordenado pelo físico Jorge Roberto
Pimentel, aprovou mais 29 projetos – 5 de Ciências Biológicas, 11 de Exatas e 13 de Humanidades –, que passarão a receber apoio financeiro da Vice-reitoria. Para integrar a terceira fase da iniciativa, os trabalhos inscritos deveriam estar em funcionamento por, no mínimo, um ano e ter caráter de divulgação científica.

Instituído em 2005, o Ciência na UNESP soma atualmente 65 projetos contemplados com verbas para a sua manutenção. São oferecidas duas bolsas mensais no valor de R$ 200,00 para os alunos que coordenam os experimentos e mais R$ 2 mil para a compra de materiais de consumo, por um período de dois anos. De acordo com Pimentel, o projeto acompanha uma tendência da área educacional, de valorizar a criação de mecanismos pedagógicos para o ensino de Ciências. “Queremos contribuir para consolidar as atividades em operação nas unidades universitárias, muitas delas criadas por alunos dos cursos de licenciatura”, diz.

Entre os temas focados pelos projetos nesta terceira fase estão a elaboração de novos materiais didáticos, experimentações químicas, educação ambiental e informática. Há ainda iniciativas de produção de programas de televisão, revistas e sites.
Conheça os trabalhos que já integram o Ciência na UNESP e os novos projetos selecionados no endereço
http://www.unesp.br/vicereitor/projetos.php

Julio Zanella


 
  ACI