UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Novembro/2007 – Ano XXI – nº 228   ::   Suplemento [Voltar]
 
:: ALUNOS ::

Relações públicas
Grupo de Bauru fala da experiência no Pan
Como voluntários, estudantes deram apoio à organização dos Jogos no Rio de Janeiro

Cinco estudantes do curso de Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), câmpus de Bauru, trabalharam como voluntários na 15a edição dos Jogos Pan-Americanos, em julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Eles foram encarregados de prestar auxílio a atletas, jornalistas e personalidades brasileiras e estrangeiras.

Alessandra Saiel, Anderson Ferreira, João Paulo Meira, Juliana Rodrigues de Souza e Vitor Amaral da Silva estiveram entre os cerca de 15 mil voluntários que deram apoio à organização do evento. Eles acompanharam atletas pelos ginásios, piscinas e arenas, além da Vila Pan-Americana – onde os esportistas e as equipes técnicas ficaram hospedados.

Cada um dos alunos foi alocado para uma função diferente. Alessandra e Juliana eram do Apoio de Navegação na Vila, com a responsabilidade de acompanhar os ônibus das delegações aos treinos e competições, “guiando” os motoristas. “Não era uma função muito confortável, pois praticamente não conhecia o Rio”, conta Juliana. “O treinamento das rotas ajudou, mas ainda assim ficava a insegurança de fazer algo errado.”

Ambos envolvidos no Apoio de Imprensa, Ferreira trabalhou na Vila e Silva atuou no Parque Aquático Maria Lenk. “Nós éramos responsáveis pelo Subcentro de Imprensa, a sala de trabalho da imprensa, e a sala de coletivas da Vila, além de auxiliarmos para conter o trabalho da imprensa no centro principal de cerimônias da Vila e em toda a Zona Internacional”, relata Ferreira.

Meira integrou o Apoio de Tribuna na Arena Olímpica do Rio, auxiliando as autoridades. Durante os Jogos, os estudantes tiveram a oportunidade de conviver com os principais nomes do esporte latino-americano. “Como nosso local de trabalho era no corredor de entrada de atletas e autoridades na Vila, tive a oportunidade de ver e conhecer várias personalidades do esporte, da política e da mídia”, diz Ferreira.

Daniel Patire

 
  ACI