UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Novembro/2007 – Ano XXI – nº 228   ::   Suplemento [Voltar]
 
:: GERAL ::
INTERCÂMBIO
No primeiro semestre, quatro alunos do curso de Administração do câmpus de Tupã realizaram intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Amanda Schainer, Ana Paula Nogueira Tomolin, Dérik Lobo Mendes Castro Gomes e Evandro Siqueira Francisco cursaram disciplinas que escolheram, sem a necessidade de ligação com o curso da UNESP. Eles retornaram ao Brasil em agosto, para cursar o segundo semestre letivo e concluir a graduação. Para participar dessa iniciativa, os candidatos devem dominar a língua espanhola e ter condições financeiras para se manter durante o intercâmbio. “A experiência acrescentou muito na minha carreira e na minha vida”, avalia Ana Paula. (Luiz Emílio Rodrigues de Camargo, bolsista UNESP/Universia/Tupã)

XILOGRAVURA
Foi realizada, em outubro, no Instituto de Artes (IA), câmpus de São Paulo, a exposição “Expressando em Xilogravura”, com curadoria do docente Norberto Stori. O evento divulgou as obras elaboradas na disciplina Linguagem Bidimensional, realizadas pelos alunos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais do IA. A xilogravura está representada por trabalhos como Orégano, manjericão, curry, páprica, lemon and pepper, tempero baiano, de Lucas de Oliveira, e Cura de preto, de Gubaró. Além deles, participam da organização e montagem da exposição Amanda Midori, Gabriela Gil, Ariel Tonglet, José Osmar e Rosângela Ap., entre outros. Na abertura, houve a apresentação do grupo de percussão Percutriz. (Lígia Marina de Almeida, bolsista UNESP/Universia/IA/São Paulo)

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Ocorreu, em setembro, no câmpus de Dracena, a I Noite de Orientação Vocacional para os alunos do Cursinho Pré-Vestibular. O evento foi organizado pela coordenação do curso de Zootecnia e do cursinho, além de alunos de graduação do câmpus. Em mesas-redondas distribuídas por grandes áreas do conhecimento (Exatas, Humanas e Biológicas), profissionais explanavam sobre seu campo de atuação e, na seqüência, os alunos do cursinho faziam perguntas sobre a carreira de interesse. “O evento trouxe informações da prática profissional de diferentes áreas para esclarecer e ajudar nas escolhas dos alunos”, diz o estudante de Zootecnia e coordenador do cursinho Rodrigo Marques. (Ives Rodolfo Fernandes, bolsista UNESP/Universia/Dracena)

SEMANA DE TURISMO
A Unidade de Rosana promoveu, no início de outubro, a I Semana de Turismo, que teve como tema “Caminhos percorridos e caminhos a percorrer”. Foram realizadas palestras, oficinas, grupos de trabalho, curso de bartender e um talk show. As atividades tiveram a presença de profissionais da área. A docente Rosângela Cortez, coordenadora executiva da unidade, destacou a participação dos alunos na produção do evento. “A Semana gerou diálogo e trouxe assuntos de grande relevância para a discussão, dando consistência ao futuro do câmpus e motivando alunos, professores e funcionários”, comenta Juliana Del Gaiso, 19 anos, aluna de Turismo e integrante da comissão de divulgação do evento. (Lucas Carbonera Molina, bolsista UNESP/Universia/Rosana)

ITAPEVA
Em setembro, o câmpus de Itapeva, por intermédio do docente Ricardo Anselmo Malinovski, que conclui seu doutorado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, recebeu Reiner Mühlsiegl e Leif Nutto, dois pesquisadores daquela instituição. Nutto ministrou uma palestra sobre o setor madeireiro europeu e apresentou os cursos de pós-graduação da instituição germânica. Ele destacou os tipos de manejos florestais usados na Europa e ressaltou que, em países desenvolvidos, o reflorestamento vem superando o corte das florestas nativas, ao contrário do que ocorre em nações em desenvolvimento. (Nina Morena Gagliardi Quintana, bolsista UNESP/Universia/Itapeva)

PLENÁRIA DA JUVENTUDE
O auditório do Câmpus do Litoral Paulista da UNESP abrigou, no dia 30 de setembro, a 1ª Plenária Popular da Juventude de São Vicente. Com o tema “Avaliação e superação – rumo à 1a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude”, a Plenária, organizada pelo Conselho Municipal da Juventude (CMJ), buscou convocar a população a participar das decisões sobre a aplicação de políticas públicas em relação aos jovens. Estudantes de graduação em Ciências Biológicas da UNESP apresentaram a programação da Universidade durante a Semana de C&T, com palestras e oficinas. Alguns alunos também mostraram interesse em compor o Conselho Municipal no setor de movimento estudantil universitário. (Felipe Augusto Zanusso Souza, bolsista UNESP/Universia/São Vicente)

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
O estudante Eduardo Verri Liberado, do sétimo semestre de Engenharia de Controle e Automação, representou a UNESP de Sorocaba, em outubro, na Conference on Cost Effective Automation in Networked Product Development and Manufacturing. Promovido pela Ifac (Federação Internacional de Controle e Automação), o evento foi realizado no Instituto de Tecnologia de Monterrey, no México. Eduardo apresentou os trabalhos Uma eficiente abordagem metodológica para o ensino de automação aplicada à manufatura integrada e Ensino de redes de Petri no curso de Engenharia Mecatrônica, dos professores Galdenoro Botura Júnior, Márcio Alexandre Marques e Marilza Antunes de Lemos, além de Em direção à manufatura inteligente, co-parceria dos três docentes com Liberado. (Eduardo Bernardo de Oliveira, bolsista UNESP/Universia/Sorocaba)

DVD INSTITUCIONAL
Foi lançado na Casa da Arte, em julho, o DVD institucional da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), câmpus de Botucatu, que completa 44 anos em 2007. Houve sessão para a comunidade acadêmica, depoentes e autoridades, na qual foram entregues exemplares para os que ajudaram a contar a história da Faculdade. Com 48 minutos, o produto foi idealizado pelo docente Nereu Carlos Prestes, que recebeu a ajuda do ex-servidor Marcelo Prado Cristófaro para concretizar sua proposta. “Eu sempre gostei de colecionar coisas antigas e surgiu a idéia de acumular fotos, documentos e depoimentos para que pudéssemos fazer o tão sonhado documentário da história da Faculdade”, afirma Prestes. (Rafael Fernando dos Santos, bolsista UNESP/Universia/FMVZ/Botucatu)

 

 
  ACI