UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Agosto/2006 – Ano XX – nº 214   [Voltar]
 
:: PRÊMIOS ::

Biblioteconomia
Aluna conquista primeiro lugar em MG

Trabalho avalia método que orienta criança para busca e uso de dados em bibliotecas

Com o trabalho de conclusão de curso “Competência informacional para alunos do ensino fundamental: aplicação da proposta de Carol Kuhlthau”, a então quartanista do curso de Biblioteconomia Valquíria Abusio Romanelli conquistou o primeiro lugar, categoria Bibliotecário, na segunda edição do Prêmio Carol Kuhlthau, entregue em maio, em Belo Horizonte (MG). A pesquisa foi orientada pela docente Helen de Castro Silva, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília.

O concurso é uma promoção anual da Faculdade da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua proposta é premiar os melhores projetos que apliquem a metodologia da pesquisadora americana que dá nome ao prêmio. “Kuhlthau propõe o desenvolvimento de competências em crianças do ensino fundamental para a busca e o uso da informação em bibliotecas”, explica Helen.

Valquíria realizou o trabalho com alunos das 7a e 8a séries da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, em Marília. O resultado comprovou que os estudantes treinados passaram a utilizar mais de uma fonte de informação para a elaboração dos trabalhos. Além disso, eles demonstraram capacidade de elaborar textos próprios e de fazer referência aos documentos utilizados.


 
  ACI