UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Agosto/2006 – Ano XX – nº 214   [Voltar]
 
:: SAÚDE ::

Ensino
Estímulo à prescrição correta de medicamentos

Disciplina esclarece alunos sobre uso racional de produtos

Desde 2003, a Faculdade de Medicina (FM), campus de Botucatu, ministra aos alunos do quarto ano a disciplina Terapêutica Médica, com o objetivo de ensinar a prescrição correta de medicamentos. A iniciativa é da pneumologista Thais Helena Abrahão T. Queluz, que compõe um grupo de profissionais envolvido na luta pela implantação do programa Uso Racional de Medicamentos (URM) nas escolas médicas.

Segundo a docente, o ensino da utilização adequada de remédios não é uma prática sistemática nos cursos de Medicina. “A conseqüência disso é a prescrição em excesso, com eficácia duvidosa. Ela também contribui para o aumento dos riscos de efeitos adversos”, diz. A professora adverte, ainda, que sem conhecimento, os médicos ficam vulneráveis à propaganda das indústrias farmacêuticas. “Elas não mencionam os efeitos indesejáveis da medicação, em muitos casos responsáveis pelo abandono do tratamento por parte dos pacientes”, salienta.

O URM é um programa do governo federal, criado em 1998, com o objetivo de implementar na grade curricular das escolas médicas a prática correta da prescrição de remédios, além de conscientizar dentistas, enfermeiros e farmacêuticos da importância da ação. A disciplina de 24 horas-aula aborda o significado do URM e os aspectos práticos da prescrição.


 
  ACI