UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Agosto/2006 – Ano XX – nº 214   [Voltar]
 
:: GERAL ::

Graduação
Bolsas promovem maior inclusão social

Iniciativa para ingresso de jovens oriundos do ensino público também envolve isenção no vestibular

Doze alunos que ingressaram na Universidade em 2006 foram contemplados com bolsas de estudos no valor de um salário mínimo, válidas até a conclusão dos cursos. A iniciativa do Programa para Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade foi validada por um protocolo firmado entre a UNESP e a Secretaria da Educação do Estado, por intermédio da Vunesp (Fundação para o Vestibular da UNESP).

O programa possibilitou que 18.564 vestibulandos ficassem isentos da taxa de inscrição. O protocolo estabeleceu, também, que os aprovados no Vestibular de 2006 com as maiores notas, inscritos pelo programa, seriam beneficiados com as bolsas.

Para se inscrever, o interessado deveria ter cursado o ensino médio na rede pública estadual. A Vunesp determinou que seriam contemplados os quatro primeiros colocados de cada grande área do conhecimento – Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Humanidades.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, as bolsas complementam a ação da UNESP para a inclusão social e buscam garantir a permanência desses alunos com destacado potencial na Universidade. Para o Vestibular 2007, cujas inscrições começam em 18 de setembro, serão oferecidas cerca de 26 mil isenções pelo programa.

Aline Pereira de Souza, foi aprovada no curso de Licenciatura em Letras, período noturno, na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), campus de Araraquara. “Me inscrevi no curso noturno porque precisava trabalhar. Agora, com a bolsa, posso aproveitar o curso e futuramente me dedicar à minha profissão”, comenta.

Outro contemplado, Eliel Gonçalves Villa Nova, cursa o primeiro ano de Licenciatura em Matemática, noturno, na Faculdade de Engenharia (FE), campus de Guaratinguetá. “Estou muito feliz e gosto muito do curso”, destaca.

Assessoria de Imprensa da Vunesp


 
  ACI