UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Agosto/2006 – Ano XX – nº 214   [Voltar]
 
:: GERAL ::
Divulgação Científica
Apoio à educação pública
Iniciativas desenvolvidas por docentes e estudantes de
Araraquara e Bauru difundem novos conhecimentos para rede
de ensino médio e fundamental e toda a comunidade

Aulas de Cerrado e astronomia
Equipe multidisciplinar busca promover cidadania com apresentações para alunos e professores

Instalado na Faculdade de Ciências (FC), campus de Bauru, desde 2004, o Centro de Divulgação e Memória da Ciência e Tecnologia (CDMCT) promove ensino e divulgação científica para alunos e professores de escolas de ensinos fundamental e médio da região, nas áreas de Astronomia e Biodiversidade do Cerrado. O Centro é um dos projetos contemplados com o apoio do Programa permanente de divulgação da Ciência na UNESP, ou Ciência na UNESP, vinculado à Vice-Reitoria.

O atual coordenador, João José Caluzi, recorda que a idéia do Centro surgiu em 2003 e foi concretizada com uma verba do CNPq. “Nosso objetivo principal é promover a alfabetização científica da população e, com isso, contribuir para o exercício da cidadania”, diz o físico.

O Centro possui quatro bolsistas do Ciência na UNESP e do Programa ProDoc, da Capes. Alunos e docentes de pós-graduação em Educação para a Ciência, e das disciplinas de Práticas de Ensino em Biologia, Física e Química participam da iniciativa.

No campo da astronomia, são organizadas palestras, oficinas de construção de lunetas e observações do céu. A coordenação é da docente Rosa Maria Scalvi, com a colaboração do astrônomo Leonel José Andriatto. A biodiversidade do cerrado é abordada em eventos e passeios na região do cerrado. Seu responsável, Osmar Cavassan, tem a ajuda da doutoranda Patrícia Pinheiro.

Está também em construção um portal (http://data.dco.fc.unesp.br/~cdmct/index.htm), que dará apoio didático aos professores da rede pública. Essa área é coordenada pela professora Elaine Nabuco de Araújo, com o auxílio das bolsistas Aline Mendes do Amaral e Paola Grando.

Julio Zanella

 
  ACI