Versão em Inglês

Impressa – 0101-9074
Eletrônica

A Revista

A revista História é das mais antigas dentre os periódicos publicados pela Unesp. Veiculada com esse título pela primeira vez em 1982, ela nasceu da fusão de dois outros periódicos: Anais de História , editados anualmente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, e Estudos Históricos , revista publicada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília. O primeiro circulou de 1969 a 1977, atingindo 9 números; o segundo, criado em 1963, alcançou 16 números, deixando de ser editado igualmente em 1977.

Objetivo da revista

O objetivo da revista é propiciar o intercâmbio entre os docentes e pesquisadores de História, contribuir para a divulgação da pesquisa histórica realizada na UNESP e promover contatos entre eles e os pesquisadores de outras instituições, nacionais ou estrangeiras.

Periodicidade: Semestral

Endereço para correspondência

Carlos Alberto Sampaio Barbosa – Editor
Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Campus Assis
Av. Dom Antonio, 2100
CEP 19806-900
Assis, São Paulo
Endereço eletrônico – casb@assis.unesp.br

Comissão editorial

Tânia da Costa Garcia (UNESP/Franca,SP)
Denise Aparecida Soares de Moura(UNESP/Franca, SP)
Maria Aparecida Souza Lopes (UNESP/Franca, SP)
José Luis Bendicho Beired (UNESP/Assis, SP)
Zélia Lopes da Silva(UNESP/Assis, SP)

Conselho consultivo nacional

Angela de Castro Gomes (UFF/RJ)
Circe Bittencourt (USP/SP)
Gilvan ventura da Silva (UFES/ES)
Izabel Andrade Marson (UNICAMP/SP)
Leila Rodrigues da Silva (UFRJ/RJ)
Luiz Carlos Villalta (UFMG/MG)
Maria Helena Capelato (USP/SP)
Paulo G.Fagundes Vizentini (UFRGS/RS)

Conselho consultivo internacional

Eliana Magnani S.Christen (Centre National de la Recherche Scientifique)
Seth Garfield (Univesity of Texas at Austin)
Darly Williams ( University of Maryland)

Indexação

Scientific Library online –SciElo (desde 2005)
Historical Abstracts: America, History and Life (desde 1984)
Censo de Revistas Culturales Iberoamericanas (desde 2001)
IBZ: International Bibliography of Periodical Literature (desde 1996)
Indice Historico Español (desde 1996)
Bibliographie Latino-Americaine D'Articles (desde 1985)
Base de Dados FRANCIS (desde 1995)
International Medieval Bibliography (desde 1984)
MLA Bibliography (desde 1998)
UNESCO Dare Data Bank (desde 1996)
CLASE: Citas Latinoamericanas  en Ciencias Sociales y Humanidades (desde 1989)
Hispanic American Periodicals Index (desde 1990)
Directory Periodicals Directory of the History Guide. (DESDE 2003)

Instruções aos autores

A revista publica trabalhos originais, na forma de artigos; documentos precedidos de introdução crítica; resenhas e traduções.Só serão aceitas resenhas de livros que tenham sido publicados, no Brasil ou no exterior, no ano precedente à edição da revista.

Os trabalhos poderão ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Deverão anteceder o texto os seguintes itens, escritos no idioma do artigo: título, autor (es), identificação do(s) autor(es), resumo e palavras-chave. Sucederão o texto: referência bibliográfica, abstract e keywords.

Os trabalhos devem ser apresentados em duas vias impressas, acompanhadas do respectivo disquete. O programa utilizado deverá ser compatível com Word for Windows. Solicita-se utilizar letra 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5, margens de 2,5cm, incluindo as notas finais. As resenhas não devem ultrapassar 7 laudas.

Os trabalhos devem obedecer à seguinte seqüência: Título; autor(es) (indicar em nota de rodapé: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade-sigla, CEP, Cidade, Estado , País); resumo (com máximo de 150 palavras); palavras-chave (três); Texto; Agradecimentos; Title, Abstract e Keywords (versão para o inglês do Resumo e palavras-chave, precedida pela referência bibliográfica do próprio artigo). As notas devem ser colocadas no final do artigo, resenha ou documento. A revista não publica bibliografia.

Abreviaturas – Os títulos de periódicos deverão ser abreviados conforme o Current Contents .

Livros e monografias – LAKATOS, E . M., MARCONI, M . A . Metodologia do trabalho científico . 2.a ed. São Paulo: Atlas, 1986, 198 p.

Capítulos de livros. JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. Meios de comunicação de massa . São Paulo: Cultrix, 1972, pp. 47-66.

Dissertações e teses – BITTENCOURT, C.M.F. Pátria, civilização e trabalho . O ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. Dissertação (Mestrado em História) – FFLCH,USP.

Artigos de periódicos – ARAUJO, V.G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ultrico Zwingli. Arte-unesp , São Paulo, v.7, pp.59-63, 1991.

Trabalhos de congresso ou similar (publicado) – MARIN, A . J. Educação continuada: sair do formalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Anais ... São Paulo: UNESP, 1990, pp. 114-8.

OUTRAS REFERÊNCIAS

Anexos e/ou apêndices – Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

Tabelas – Devem ser numeradas consecutivamente com algarismo arábicos e encabeçadas pelo título.

Figuras – As imagens deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIFF ou JPG, sempre em preto e branco. Versão impressa, em jato de tinta ou laser, deve ser remetida juntamente com o artigo. Não é necessário tratar a imagem. A legenda de cada ilustração deve ser colocada nos locais em que aparecerão as figuras, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e iniciados pelo termo FIGURA.

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Financiamento

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho - UNESP