Versão em Inglês

ISSN
Impressa – 1516-7313
Eletrônica - Submetida ao IBICT

A Revista

A Revista Ciência & Educação tem como missão publicar artigos científicos sobre resultados de pesquisas empíricas ou teóricas e ensaios originais sobre temas relacionados à Educação Científica. Entende-se por pesquisa em Educação Científica as investigações que gerem conhecimentos, por exemplo, sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências, Física, Química, Biologia, Geociências, Educação Ambiental, Matemática e áreas afins. A revista tem, ainda, como responsabilidade disseminar a pesquisadores, professores e alunos dos diversos níveis de ensino, bem como aos interessados em geral, a produção nacional e internacional nesta área de pesquisa. Criada e editada desde 1995, sob a responsabilidade de Conselho Editorial pertencente ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Ciência & Educação passou a ser importante veículo nacional na área de Educação em Ciências e Matemática. A participação, em seus Conselhos Consultivos e de Avaliadores, de importantes pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais proporcionou ao periódico atingir a classificação como periódico nacional nível A no sistema Qualis de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior).

Periodicidade: A periodicidade atual de Ciência & Educação é quadrimestral, com edições nos meses de abril, agosto e dezembro.

Endereço para correspondência

Revista Ciência & Educação
A/C - Prof. Dr. Roberto Nardi - Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01
Campus Universitário - Vargem Limpa - Caixa Postal 473
Fone/Fax: (14) 3103.6177
CEP 17033-360 - Bauru, São Paulo, Brasil
Endereço Eletrônico: http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/
Correio Eletrônico: revista@fc.unesp.br

Equipe Editorial

Editor: Roberto Nardi (UNESP/FC)  

Conselho Editorial

Alberto Villani (IFUSP)
Ana Maria de Andrade Caldeira (UNESP/FC)
Antônio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/FC)
Fernando Bastos (UNESP/FC) João José Caluzi (UNESP/FC)
Marília de Freitas Campos Tozoni Reis (UNESP/IB)
Odete Pacubi Baierl Teixeira (UNESP/FEG)
Washington Luiz Pacheco de Carvalho (UNESP/FEIS)  

Conselho Consultivo Nacional

Alice Casimiro Lopes (UERJ)
Anna Maria Pessoa de Carvalho (FE/USP)
Carlos Eduardo Laburú (UEL)
Demétrio Delizoicov Neto (CED/UFSC)
Edenia Maria Ribeiro do Amaral (IQ/UFRPE)
Eduardo Adolfo Terrazzan (CEAD/UFSM)
Eduardo Fleury Mortimer (FAE/UFMG)
Isabel Martins (NUTES/UFRJ)
Marco Antônio Moreira (IF/UFRGS)
Marcos César Danhoni Neves (DF/UEM)
Maria José P. M. Almeida (FE/UNICAMP)
Olival Freire Júnior (IF/UFBA)
Roque Moraes (PUC/RS)
Roseli Pacheco Schnetzler (UNIMEP)
Sílvia Luzia Frateschi Trivelato (FEUSP)
Ubiratan D'Ambrósio (UNICAMP)  

Conselho Editorial Internacional  

António Francisco C. Cachapuz (U. Aveiro - Portugal)
Carolyn Boulter ( University of London - Inglaterra)
Christian Buty (Université Lyon - França)
Daniel Gil Pérez (U. Valencia - Espanha)
Eduardo Moltó (UP Havana - Cuba)
Graciela Utges (UNR - Argentina)
Juan José Saldaña (IUHPS - México)
Maite Andrés Z. (IPC - Venezuela)
Maria da Conceição Duarte (IEP/U.Minho - Portugal)
Michael R. Matthews (SWU - Austrália)
Rómulo Gallego-Badillo (UPN-Colômbia)
Neus Sanmartí Puig (UAB - Espanha)
Zulma Estela Gangoso (UNC - Argentina)

Indexação

Latindex - Hemeroteca Latinoamericana (Unam);
CLASE - Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades;
Portal CAPES;
CCN - Catálogo Coletivo Nacional (CCN/IBICT);
Unibibli Web.

 

Instruções aos autores

Ciência & Educação publica artigos científicos e de revisões de literatura resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas originais sobre temas relacionados à Educação Científica (Ciências, Física, Química, Biologia, Geociências, Educação Ambiental, Matemática e áreas afins) incluindo críticas, defesas e comentários sobre artigos publicados na própria revista.

Apresentação dos trabalhos

Ciência & Educação aceita colaborações em português, espanhol e inglês. Os originais devem ser enviados com texto digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço duplo, com até 15 laudas e aproximadamente trinta linhas por lauda.

Todos os originais submetidos à publicação devem dispor de um resumo do trabalho, com no máximo 150 palavras, bem como de até cinco palavras-chave alusivas à temática do trabalho, em português ou espanhol e inglês.

Na folha de rosto deve constar o título do trabalho (em português ou espanhol e inglês) e afiliação completa de todos os autores (nome completo, formação, cargo e/ou função, vínculo institucional (instituição, unidade, departamento, local de origem), endereço, telefone e endereço eletrônico).

Na primeira página do texto deve constar o título completo do artigo em português e/ou espanhol e inglês, resumo em português e/ou espanhol, inglês (abstract) de até 150 palavras, palavras-chave/keywords (nos dois idiomas), omitindo-se o nome do autor. Os descritores do artigo (palavras-chave e keywords) devem refletir da melhor maneira possível o conteúdo abordado no artigo, uma forma de pronta localização da temática pelos usuários.

Os originais devem ser submetidos aos cuidados do editor por correio eletrônico ( revista@fc.unesp.br ) e não serão devolvidos aos autores.

Ilustrações

Tabelas, figuras, gráficos e desenhos devem ser enviados em páginas separadas, em formato word, excel, ou nos formatos de figura (extensão tif ou jpeg), respeitando o tamanho da página da revista, utilizando a fonte Arial 9 (normal ou bold), com legendas e numeração (também em Arial 9). Imagens digitalizadas podem ser enviadas por meio eletrônico com as seguintes especificações: resolução de 400 dpi em tamanho natural e salvas em arquivo com extensão tif ou jpeg. Como a revista não imprime páginas coloridas, os autores devem enviar gráficos e imagens em preto e branco ou tons de cinza.

Notas de rodapé

Devem ser numeradas, sucintas e usadas somente quando estritamente necessário.

Citações

Citações literais no texto devem subordinar-se à forma (Autor, data e página), conforme Norma ABNT (NBR 10520/2002). Os autores citados devem constar das referências listadas no final do texto, em ordem alfabética, segundo normas da ABNT (NBR 6023/2002) conforme exemplos:

Livros

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.

Artigos em revistas

VILLANI, A.; SANTANA, D. A. analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 2, p. 197-217, 2004.

Teses

ZULIANI, S. R. Q. A. A utilização da metodologia investigativa na aprendizagem de química experimental. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2000.

Eventos

VILLANI, A.; ARRUDA, S. M.; LABURU, C. E. perfil conceitual e/ou perfil subjetivo? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , 3., 2001, Atibaia. Anais... Atibaia, 2001. 1 CD-ROM.

Capítulos de livros

KLEIN, J. T. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.) Didática e interdisciplinaridade. 6.ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 109-132.

Documentos eletrônicos

WAGNER, C. D.; PERSSON, P. B. Chaos in cardiovascular system: an update. Cardiovasc. Res., v.40, p. 257-64, 1998. Disponível em: < http://www.probe.br/science.html >. Acesso em: 20 jun. 1999.

O(s) autor(es) deve(m) verificar se os endereços eletrônicos (url) citados no texto estão ativos.

Análise e Aprovação dos artigos submetidos

Somente textos inéditos são aceitos em Ciência & Educação. Os autores devem indicar se a pesquisa é financiada, se foi aprovada por Comitê de Ética da área e se há conflitos de interesse.

Todo texto submetido à publicação é analisado previamente pelo editor e, se atender ao escopo da revista, encaminhado pelo Conselho Editorial para revisão a, no mínimo, dois pareceristas (peer review), que o analisarão segundo critérios definidos pelo Conselho Editorial. O artigo será devolvido ao(s) autor(es), caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro relator, para arbitragem. A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à Ciência & Educação.

Não é permitida a reprodução parcial ou total de artigos e matérias publicadas sem a citação da fonte.

Os conteúdos veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do Editor ou do Conselho Editorial da revista. A critério do Conselho Editorial poderão ser aceitos artigos de crítica, defesas e/ou comentários sobre artigos publicados na revista.

Financiamento

A revista vem sendo parcialmente financiada pela Faculdade de Ciências da Unesp, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (CAPES/PROAP), e pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (AED). A PROPE - Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, mediante a CEPC, Comissão de Editoração de Periódicos Científicos, também auxiliar financeiramente com pagamento parcial dos serviços de editoração eletrônica.

 

 

       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Reitoria - PROPe
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por